INSTITUCIONAL

Com a missão de promover a língua francesa e a diversidade cultural, assim como apoiar a educação, os direitos do homem e cooperar com o desenvolvimento duradouro e a solidariedade, o dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia.

O objetivo é atrair não só os amantes da língua francesa, mas aproximar novos interessados no idioma e na cultura francófona por meio de uma programação musical, cinema, artes cênicas, mostra fotográfica, gastronomia e literatura

A Festa da Francofonia em São Paulo é uma realização dos Consulados Gerais da Bélgica, Canadá, França e Suíça, Escritório do Governo do Québec em São Paulo, Institut Français, Aliança Francesa de São Paulo, Bureau Export, SESC SP, Livraria Cultura e Livraria Francesa e seus parceiros.

Nove anos de Festa

Festejar a data é, sobretudo, mostrar que a francofonia é pluralista e moderna, compartilhando os valores francófonos. Atualmente 274 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française, e 80 Estados, governos membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) se apoiam para uma relação de cooperação.

VÍDEO