Top 5: filmes biográficos

24 de outubro de 2016 às 15:00

Neste Top 5, a Biblioteca Claudie Monteil indica filmes que envolvem grandes personalidades francesas, como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, além de histórias inspiradas em escritores como Molière.

Veja a lista a seguir:

alceste_byciclete

1. Pedalando com Molière / Alceste à bicyclette

Cansado da carreira de ator, o respeitado Serge Tanneur (Fabrice Luchini) decide abandonar os palcos e se aposentar, vivendo isolado na pequena Ilha de Ré. Sua calma é interrompida pela chegada de Gauthier Valence (Lambert Wilson), ator de televisão popular, que o convida a interpretar o papel principal em uma adaptação de O Misantropo, de Molière. Afinal, a nova condição de Serge combina muito bem com o personagem clássico… Após a recusa inicial, Serge propõe um desafio: ambos devem ensaiar a primeira cena da peça juntos, nos papéis de Philinte e Alceste, e depois de cinco dias treinando, ele dará a resposta sobre sua participação. Começam assim os jogos de poder e manipulação entre os dois homens.

Direção: Philippe Le Guay e Fabrice Luchini.
Elenco: Fabrice Luchini, Lambert Wilson, Maya Sansa, Laurie Bordesoules, Camille Japy, Annie Mercier, Stephan Wojtowicz, Josiane Stoléru.
Ano de lançamento: 2013
Gênero: Comédia

 

 

 

simone_feminismo

 

2. Simone de Beauvoir e o feminismo

A obra apresenta três documentários inéditos com raras entrevistas com a escritora e ativista política francesa Simone de Beauvoir (1908-1986).
Uma mulher atual / Une femme actuelle;
Porque sou feminista / Pourquoi je suis féministe;
Simone de Beauvoir fala / Émission premier plan.

Direção: Dominique Gros; Jean-Louis Servan Schreiber; Wilfrid Lemoine.
Gênero: Biografia

 

 

 

 

 

 

 

saint_laurent
3. Saint Laurent

Entre os anos 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent (Gaspard Ulliel) reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Esta biografia mostra o seu processo criativo, as fotografias e entrevistas polêmicas, a relação com o marido e empresário Pierre Berger (Jérémie Renier), os casos amorosos extra-conjugais e a relação com o álcool e as drogas, que quase destruíram o império da marca YSL.

Direção: Bertrand Bonello.
Elenco: Gaspard Ulliel, Jérémie Renier, Louis Garrel, Léa Seydoux, Amira Casar, Aymeline Valade, Helmut Berger, Micha Lescot.
Ano de lançamento: 2014
Gênero: Biografia

 

 

 

 

 

 

dior_moi
4. Dior e eu / Dior et moi

O que há por trás dos manequins da primeira coleção de alta costura do estilista Raf Simons para a marca Dior. Com pleno acesso ao dia a dia da equipe, concedido pelo estilista em seu primeiro ano como diretor de arte da marca, as câmeras puderam retratar as pressões e agitações de uma das maiores representações do mundo da moda.

Direção: Frédéric Tcheng.
Elenco: Jennifer Lawrence, Marion Cotillard, Sharon Stone, Anna Wintour.
Ano de lançamento: 2014
Gênero: Biografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sartre_lage
5. Sartre: a era das paixões; Sartre por ele mesmo / Sartre: l’âge des passions; Sartre par lui-même

Sartre no Cinema, reúne duas obras inéditas sobre o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980): Sartre: a Era das Paixões (2006), minissérie que reconstitui a vida e o engajamento político do pensador de 1958 a 1964, e Sartre por ele mesmo (1976), lendário documentário com mais de três horas em que o próprio Sartre fala de sua obra e suas ideias.

Direção: Claude Goretta e Alexandre Astruc.
Elenco: Denis Podalydès, Anne Alvaro, Maya Sansa, Frédéric Gorny, Elisabeth Vitali, Nino Kirtadze, Aurélien Recoing, François Aramburu.
Gênero: Documentário

 

 

 

 

 

 

Veja outros Tops 5 da Biblioteca Claudie Monteil.