Top 5: filmes franceses indicados pela Biblioteca Claudie Monteil

16 de setembro de 2016 às 13:30

A combinação entre literatura e cinema gera obras de sucesso, e entre os filmes indicados por nossa Biblioteca Claudie Monteil estão clássicos mundiais com escritores como Gustave Flaubert e Marguerite Duras.

Além, desses chefs d’oeuvre, longas com astros do cinema, como Monica Bellucci e Gérard Dipardieu também integram a lista. A seguir, veja a seleção de filmes para você mergulhar no cinema francês e também praticar a compreensão oral 😉

madame-bovary11.Madame Bovary
Da obra-prima de Gustave Flaubert.
França, século XIX. Emma (Isabelle Huppert) é uma jovem camponesa que aspira coisas melhores na vida. Ela então se casa com um rico médico, Charles Bovary (Jean-François Balmer), que conheceu quando ele foi cuidar de seu pai quando este quebrou a perna, apenas para obter ascensão social. Charles, além de ser mais velho, é bem metódico. À medida que cresce a intimidade de suas vidas, um crescente desapego distancia Emma do marido, pois as conversas dele eram planas como o chão e isso a entedia. Sentindo um claro desprezo por seu marido, Emma passa a ter amantes e fazer grandes gastos.

Direção: Claude Chabrol
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-François Balmer, Christophe Malavoy, Jean Yanne, Lucas Belvaux, Christiane Minazzoli.
Ano de lançamento: 1991
Gênero: Drama

le_placard2.O Closet | Le Placard
François Pignon (Daniel Auteuil) é um homem que está divorciado há 2 anos, mas permanece apaixonado pela ex-mulher, que não quer mais falar com ele por considerá-lo chato. Seu filho também se mantém afastado por vontade própria e, para completar, Pignon está prestes a ser demitido. Deprimido com a vida, Pignon conhece seu novo vizinho, Belone (Michael Aumont), a quem conta sua atual situação. É quando Belone lhe propõe uma solução inusitada para salvar o emprego de Pignon: enviar ao seu chefe uma fotomontagem onde Pignon aparece com outros homens, o que faria assumir sua homossexualidade. De acordo com o plano de Belone, a empresa não demitirá mais Pignon por medo de que isto provoque o protesto da ala homossexual da sociedade, a quem os produtos da empresa também são voltados. Inicialmente relutante, já que não é homossexual, Pignon acaba aceitando o plano e vê sua vida modificar totalmente após as fotos se tornarem públicas.

Direção: Francis Veber
Elenco: Daniel Auteuil, Gérard Depardieu, Thierry Lhermitte.
Ano de lançamento: 2000
Gênero: Comédia

amante92013.O Amante | L’Amant
Inspirado na obra de Marguerite Duras.
No ano de 1929, em uma colônia francesa no Vietnam, uma menina francesa, cuja família passa por dificuldades monetárias, acaba de retornar de um colégio interno. Ela está no porto, tentando pegar um transporte público quando um homem de negócios chinês oferece uma carona em sua carruagem. Durante o percurso, os dois sentem uma mútua atração incontrolável, que se transforma em amor.

Direção: Jean-Jacques Annaud; Claude Berri
Elenco: Jane March, Tony Leung Ka Fai, Melvil Poupaud.
Ano de lançamento: 1991
Gênero: Romance

belle-sebastien4. Belle e Sebástian | Belle et Sebástien
Baseado na obra de Cécile Aubry.
Durante a Segunda Guerra Mundial, nos Alpes, o solitário garoto Sébastien (Félix Bossuet) encontra um cachorro, Belle. Aos poucos, nasce uma amizade entre os dois, que se tornam inseparáveis. A criança está em busca de sua mãe e, no caminho, conhece uma jovem que procura aventura e um idoso que tenta relembrar o seu passado.

Direção: Nicolas Vanier
Elenco: Félix Bossuet, Tchéky Karyo, Margaux Chatelier, Dimitri Storoge, Andreas Pietschmann, Urbain Cancelier, Mehdi.
Ano de lançamento: 2013
Gênero: Aventura

combien_tu_maimes5. Por amor ou por dinheiro? | Combien tu m’aimes?
Daniela é a deusa da beleza e nasceu para ser amada por todos os homens. Ela é uma profissional do amor e está à venda. Mas François é um cliente especial: ele acaba de ganhar na loteria e pede Daniela em casamento. Ela aceita… e os dois vivem a volúpia da paixão e do sexo sem limites. Mas abandonar a noite, a vida fácil, o seu homem, não será nada fácil para Daniela. Até que o amor surge quando ela menos espera.

Direção: Bertrand Blier
Elenco: Monica Bellucci, Gérard Depardieu, Bernard Campan, Farida Rahouadj, Sara Forestier, Eduard Baer, Michel Vuillermoz, François Rollin.
Ano de lançamento: 2005
Gênero: Comédia

Conheça mais títulos do acervo em nosso Catálogo On-line.