Top 7: Pratos regionais franceses

Bouillabaisse, sopa de frutos do mar

2 de julho de 2018 às 14:13

A culinária e os pratos regionais franceses são reconhecidos e saboreados no mundo todo. Há um grande incentivo do país para que as culturas e tradições locais sejam perpetuadas, mas você arriscaria dizer a origem das principais receitas francesas?

Essas tradições culinárias são fruto tanto da própria história da França, influenciada por diferentes povos, quanto das variações climáticas regionais, que proporcionam produtos e necessidades distintos em cada parte do país. Veja a lista que preparamos com pratos franceses mais associados a cada região. Bon appétit!

Croque Monsieur

Para começar a lista, um prato tipicamente associado ao cotidiano de Paris, o Croque Monsieur. Essa receita é muito prática: um misto quente feito com pão de brioche, presunto e queijo gruyère , coberto com molho bechamel. A lenda diz que ele surgiu em 1910, em um café parisiense no boulevard des Capucines.

croque monsieur on dish

Quiche Lorraine

Esse prato é tradição na Alsace-Lorraine, inclusive daí vem o seu nome. Localizada no nordeste da França, essa região faz fronteira com a Alemanha e já foi alvo de disputas entre os dois países. Mesmo assim, a quiche se manteve um patrimônio francês. O segredo está no recheio, preparado com bacon, creme de leite, manteiga e noz-moscada.

Caneton à la presse

Típico da Normandia, o caneton é associado principalmente à cidade de Rouen e consiste em um pato assado e cortado em fatias, coberto com um molho que mistura vinho, sangue e o caldo dos ossos (retirado com uma prensa). Parece estranha, mas é considerada uma das receitas mais refinadas da França.

Ratatouille

Essa é uma daquelas receitas que já estão no imaginário das pessoas, principalmente desde o filme de animação Ratatouille. Mas a tradição desse prato é bem maior, associado à culinária mais rústica da Provence. A receita mistura legumes, temperos e azeite, mostrando a forte influência mediterrânea na região.

Roasted vegetables. Rustic ratatouille with tomatoes, zucchini, egg plant and bell pepper.

Bouillabaisse

Esse ensopado é uma das pérolas da Cotê d’Azur. A receita varia bastante e surgiu com os pescadores da cidade de Marselha, que ao separar os peixes para vender usavam as sobras para fazer essa sopa para suas famílias. O grande diferencial deste prato é a seleção de ervas provençais e especiarias que vão no caldo e dão o sabor especial.

Crepe

Embora esteja presente em todo o território francês o crepe é reivindicado pela culinária da Bretanha. É importante saber que a versão salgada é chamada galette e apenas a doce é recebe o nome crepe. Para complementar existem os mais variados recheios.

Cassoulet

Com sua criação datando provavelmente da Guerra dos cem anos, o Cassoulet tem sua origem disputada por três cidades da Occitânia: Toulouse, Castelnaudary e Carcassonne. Basicamente, trata-se de um cozido feito com feijão e carnes diversas, como salsicha, chouriço, pele de porco, de pato, de perdiz ou cordeiro.

cassoulet

VEJA MAIS: