TV5MONDE EDU: dicas para as férias de julho

2 de julho de 2018 às 15:32

As férias de julho estão aí, e a gente quer incentivar nossos alunos a manterem o contato com o francês. Por isso, a TV5MONDE.EDU é um outil super para que cada um continue praticando.

Só os alunos da Aliança Francesa tem acesso à plataforma on-line da TV5MONDE e podem assistir tanto a programação ao vivo quanto os programas on demand, em HD. Para ajudar nossos élèves, as professoras Daniela Badra e Agnès Greco deram algumas dicas sobre como usar a plataforma para otimizar ao máximo seus estudos nas férias.

Dicas

Escrever
“Um exercício interessante é assistir a um vídeo completo e, ao final, tentar formular da forma que conseguir o que compreendeu do tema discutido e também reescrever as frases que consegue recordar”.

Legendas em francês
“O ideal é não utilizar as legendas em português ao assistir os programas. Mesmo que tenham dificuldades para compreender as legendas em francês essa prática acaba acostumando os estudantes às formas orais.”

Programas mais curtos
“Ver reportagens inteiras pode ser muito cansativo. Minha sugestão é começar pelos programas curtos, de 5 a 10 minutos, e tentar manter uma frequência diária. Para os estudantes nos níveis mais avançados pode ser um desafio assistir à programação en direct (ao vivo).”

Agnès Greco

Newsletter
“Uma forma de ficar por dentro da programação é assinando a newsletter da TV5MONDE. Você pode segmentar as novidades pelas categorias que são do seu interesse. Dessa forma você consegue acompanhar os programas que gosta e se mantém sempre atualizado.”

Daniela Badra

tv5mode_edu_site

LEIA MAIS: