Sobre a Aliança Francesa

Com a missão de divulgar a língua e a cultura francesas no exterior, a Aliança Francesa foi fundada em Paris no ano de 1883. Com mais de 80 anos em São Paulo, a instituição é a única na cidade reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional na França a aplicar as provas para as certificações de proficiência como o TCF e os diplomas DELF/DALF. Com aulas interativas e uso de ferramentas como tablets e quadro eletrônico, o público pode vivenciar a diversidade da cultura francófona, além de ter acesso ao acervo da Biblioteca Multimídia Claudie Monteil.

A Aliança Francesa de São Paulo também contribui para a política do ensino do francês no país com o Colloque Pedagogique, que chegou a sua 17ª edição em 2016. O evento integra o programa de formação contínua dos professores de francês do Estado e realiza a difusão da língua francesa e promoção da Francofonia no Brasil.

Como Centro Cultural, a Aliança Francesa é reconhecida por atividades que envolvem música, debates e cinema, com projetos como o Cinéclub, junto à Reserva Cultural. O Teatro Aliança Francesa, desde sua abertura em 1964, mantém uma política de resistência no centro da cidade e já recebeu grandes nomes da dramaturgia francesa, como Eugène Ionesco, atores ilustres como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri, além de ter sido palco da residência artística do Grupo Tapa.

Para mais informações sobre a presença da Aliança Francesa no Brasil, acesse o site da Delegação Geral no país.

QUERENDO APRENDER OU MELHORAR SEU FRANCÊS?

Conheça todos os cursos oferecidos pela Aliança Francesa de São Paulo

TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Conheça nossa programação

CENTRO CULTURAL AFSP

Conheça nossa programação cultural e pedagógica

BIBLIOTECA

Para pesquisar o acervo e fazer empréstimos na Biblioteca.

TRABALHE CONOSCO

Você pode ajudar a melhorar a nossa escola. Fala Francês? Faça parte de nossa equipe.