Pular para o conteúdo

3 fatos sobre Philippe Decouflé

24 de agosto de 2018 às 15:10

decoufle

O coreógrafo francês Philippe Decouflé é um dos maiores nomes da dança contemporânea francesa nas últimas décadas. Com mais de 20 anos de carreira, ele chega ao Brasil para se apresentar no Teatro Alfa, com o seu mais recente espetáculo Nouvelle Pièces Courtes.

As inovações que ele propôs nem sempre foram bem aceitas nos círculos artísticos da dança. Mas mesmo em meio à algumas críticas que consideram seu trabalho mero entretenimento, seu público continua crescendo. Em sua última vinda ao Brasil, o jornal O Estado de São Paulo descreveu sua arte como  “carimbada pelo fator-surpresa, já ultrapassou os palcos e ganhou a televisão, outdoors e revistas”.

Conheça um pouco mais a trajetória do artista:

Início da carreira

Decouflé teve sua primeira experiência teatral encenando uma peça para a Catequese. No sexto ano encenou ‘’A Cantora Careca’’ de Ionesco. Posteriormente aprendeu circo com Annie Fratellini e também foi aluno de um dos maiores mímicos do mundo, o francês Marcel Marceau.

Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

Em 1992 ele foi convidado para criar a coreografia dos Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, na França. A apresentação ficou marcada pelas técnicas visuais e referências circenses. A experimentação do artista se deu em torno dos movimentos característicos de cada esporte.

Experiência de videoclipes

Outra conquista de Philippe Decouflé foi  o prêmio de “Melhor vídeo musical” na premiação Brit Awards. O reconhecimento veio graça à parceria com a banda New Order, com a qual ele fez o clipe da música “True Faith”.

LEIA MAIS: