5 Expressões diferentonas em francês

21 de dezembro de 2018 às 14:35

Traduzir expressões é sempre um trabalho árduo, pois elas trazem muitas referências da cultura local. Com o francês não é diferente, a língua é cheia de detalhes e nuances. Mas é justamente isso que torna o aprendizado prazeroso! Veja essa lista de expressões diferentonas em francês: 

Dépaysement

Sabe quando você se sente um “peixe fora d’água”, longe do seu país de origem? Os franceses criaram uma expressão para descrever essa sensação. Embora não possa ser traduzido fielmente como saudades de casa, é uma maneira elegante de expressar que você está  geograficamente longe de sua raiz.

L’esprit d’escalier

Essa provavelmente é a mais bizarra de todas! L’esprit d’escalier explica o momento irritante quando você pensa em um comentário perfeito, mas já é tarde demais. Supostamente a expressão foi criada pelo filósofo Diderot, que observou como só conseguia pensar em respostas brilhantes enquanto descia um lance de escadas, depois de terminar uma discussão.

expressoes-diferentonas-texto

Sortable

Sempre temos aqueles amigos podemos contar para sair sempre. Em francês, sortable é a expressão para definir as pessoas que estão sempre dispostas e não nos fazem passar vergonha em público. A palavra é derivada do verbo sortir, que significa sair, traduzindo literalmente chamaríamos a pessoa de “saível”!

Flâneur

Essa expressão se popularizou no século XIX, graças ao poeta francês Charles Baudelaire. O autor fez um retrato de um explorador urbano, que passeia pelas ruas e avenidas sem rumo. Essa é a definição do adjetivo, que representa a sensação de vagar por aí, simplesmente explorando os prazeres do mundo ao nosso redor.

Frappadingue

Uma das palavras mais inusitadas do vocabulário francês, frappadingue se relaciona com as pessoas de personalidade explosiva. A expressão é usada para descrever alguém que age de forma tão louca, espontânea e perigosamente, que é como se tivessem batido a cabeça. A origem curiosa é uma mistura de frapper (bater) e dingue (louco).

 

LEIA MAIS: