Pular para o conteúdo

Veja as atividades culturais on-line da Aliança Francesa em maio

4 de maio de 2020 às 18:00

Veja a programação das atividades culturais on-line da AFSP

Em meio a quarentena preventiva de contenção ao novo Coronavírus, a Aliança Francesa preparou uma programação de atividades culturais on-line. Toda quinta-feira, sempre às 18h, atividades culturais são transmitidas pelo Instagram (@Aliancafrancesasp) envolvendo filmes, música e contação de história. Continue em contato com língua e cultura francófona:

Alongamentos com Fabiola Biasoli Alves

No dia 7 de maio, nossa atividade vai colocar todos em movimento. A ideia é se mexer com alongamentos (étirements em francês) na companhia da bailarina, coreógrafa e professora Fabiola Biasoli Alves. A profissional é brasileira e mora na França há mais de 14 anos. Viveu em Paris trabalhando como bailarina e professora de dança e pilates. Hoje mora em Bordeaux, no sudoeste da França, onde partilha seu tempo entre o trabalho de assistente de direção e a paixão pela dança.

Fabíola propõe nesse vídeo 5 movimentos com alongamentos para fazer em casa. O foco é relaxar e alongar as partes do corpo que ficam mais ‘travadas’, sobretudo após longas horas parado ou sentado. O vídeo é em francês, mas ela demonstra cada gesto na tela, sendo possível seguir mesmo sem uma compreensão total da língua. Assim como as outras atividades, os alongamentos serão postados no nosso Instagram!

07.05 – 18h – Alongamentos em francês com Fabiola Biasoli Alves

Dicas de Cinema

A sétima arte está sempre presente na programação do Aliança Francesa com o tradicional Cinéclub e em eventos como o Cine Conversa. Para continuar unindo cinema e língua francesa, nesta quarentena, Livia Carmona, Coordenadora Cultural da AFSP, vai dar dicas de filmes francófonos para ver on-line.

O encontro virtual será postado sempre às 18h pela nossa conta no Instagram, e ficará disponível também no nosso canal do Youtube. Os filmes escolhidos vão seguir uma temática e nós também indicaremos onde encontrá-los. Veja as datas:

14.05 e 28.05 – 18h – Dicas de Cinema com Livia Carmona

Contação de histórias

Em mais uma parceria cultural da Aliança Francesa, o Teatro da Travessia fará uma apresentação exclusiva, no dia 21 de maio. O grupo vai realizar uma contação de histórias, tradição em países francófonos. Embora seja muito relacionada ao público infantil, essa atividade foi pensada para todas as idades.

O coletivo atuou com diretoras e diretores no Brasil, assim como na França e no Canadá, desenvolvendo montagens e realizando temporadas de suas peças nestes países, sempre em português e em francês. Recentemente, o grupo inaugurou um canal no YouTube, onde desenvolve um projeto chamado Contos compartilhados / Contes partagés, a partir do qual investiga e se aprofunda na linguagem da contação de histórias.

21.05 – 18h – Contação de histórias com Teatro da Travessia

Culturètheque

Além disso, a biblioteca digital Culturethèque continua disponível gratuitamente até 30 de maio. Lá você pode descobrir livros, músicas, filmes, jogos, atividades para praticar o francês e muito mais. Basta entrar no site e criar um login (indicar AFSP-centro como local / o login pode demorar até 24h para ser liberado) para ter acesso a todo o conteúdo on-line.

 

Essa programação é possível graças à Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da ALL (Accor Live Limitless) e Société Générale, parceria da TV5mondeEdu, realização da Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.

 

LEIA MAIS:

CONHEÇA AS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS ADOTADAS PELA AFSP

DE GRAMÁTICA À GASTRONOMIA: CURSOS ON-LINE PARA PRATICAR FRANCÊS