Pular para o conteúdo

Benefícios profissionais de aprender francês para o seu futuro

5 de junho de 2020 às 17:52

O aprendizado do francês pode trazer benefícios profissionais diretos e indiretos

No mundo de hoje, falar uma língua estrangeira não é suficiente. Os estudantes que avançaram no conhecimento de mais idioma no exterior têm maiores benefícios profissionais e mais chances de encontrar um emprego, seja no exterior ou por aqui mesmo.

A capacidade de falar francês é uma grande vantagem no mercado de trabalho internacional. Ela abre portas para empresas francesas como L’Oreal, Renault, Auchan, Chanel, Cartier e muito mais. Também é importante observar que o francês é a língua oficial em muitas organizações internacionais, como o Comitê Olímpico Internacional, Nações Unidas, FIFA e UNESCO.

Francês no mundo

O francês é a segunda língua mais ensinada no mundo, depois do inglês. A Organização Internacional da Francofonia tem 51 estados membros e governos. Destes, 28 países têm o francês como idioma oficial. O francês é a única língua que não o inglês falada nos cinco continentes. Já falamos um pouco sobre o crescimento do francês aqui!

Por que é benéfico aprender um segundo idioma

Além dos benefícios intelectuais, o conhecimento de um idioma estrangeiro, facilita as viagens, melhora as oportunidades de carreira e permite que se aprenda mais sobre diferentes povos e culturas.

Vários estudos sugerem que a experiência bilíngue melhora a chamada função executiva do cérebro. Há um direcionamento dos processos de atenção que usamos para planejar, resolver problemas e executar várias outras tarefas mentalmente exigentes. Esses processos incluem ignorar as distrações para manter o foco, alternar deliberadamente a atenção de uma coisa para outra e manter as informações na mente.

Quem deve aprender francês?

Se você está planejando sua futura carreira ou pensa em mudar de carreira, aprender francês, a partir das aulas ou fazendo uma imersão no exterior, pode ser uma boa forma de impulsionar seus planos.

Falar francês abre oportunidades de estudo em renomadas universidades e escolas de negócios francesas, classificadas entre as principais instituições de ensino superior da Europa. Existem muitos programas de estágio na França e as empresas dão valor para funcionários que saibam falar o idioma.

Valor empresarial

Além disso, a capacidade de se comunicar em mais de um idioma está se tornando cada vez mais importante, especialmente com a comunidade empresarial global cada vez mais integrada. A comunicação direta com novos clientes e empresas em seu idioma nativo é um dos primeiros passos para estabelecer um relacionamento estável e duradouro.

Ser capaz de fazer isso coloca automaticamente qualquer pessoa milhas à frente de seus pares na competição por posições de prestígio. A proficiência em francês continua sendo uma habilidade muito procurada entre os empregadores. O francês foi classificado como o número 2 dos 10 principais idiomas para estudar para conseguir um emprego em uma pesquisa britânica.

cta_fim

LEIA MAIS:

5 RAZÕES PARA TER UM CERTIFICADO DELF DALF DE FRANCÊS
VEJA ALGUMAS VANTAGENS DO APRENDIZADO ON-LINE DO FRANCÊS
EXPRESSÕES FUNDAMENTAIS PARA QUEM VAI COMEÇAR A ESTUDAR FRANCÊS