Biblioteca Claudie Monteil: Sugestões do mês!

27 de março de 2018 às 15:10

Filmes novinhos acabaram de chegar na biblioteca Claudie Monteil, localizada na unidade Centro da Aliança Francesa!

O aluno poderá pegar emprestado DVDs de filmes recentes, entre eles “Uma Família de Dois”, com Omar Sy, longa que fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês e esteve em cartaz nos cinemas. Além deste, outros títulos estão disponíveis, e você pode vê-los abaixo:

Uma família de dois / Demain tout commence

Samuel (Omar Sy) nunca foi de ter muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila ao lado das pessoas que ama no litoral sul da França, ele vê tudo mudar com a chegada inesperada de uma bebê de poucos meses chamada Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória se tornam inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.

 

A vida de uma mulher/ Une vie

Jeanne (Judith Chemla) volta para casa após completar os estudos e passa a ajudar os zelosos pais nas tarefas do campo. Certo dia o visconde Julien de Lamare (Swann Arlaud) aparece nas redondezas e logo conquista o coração da jovem, que, encantada, com ele se casa e vai morar. Conforme o tempo avança Julien se mostra infiel, avarento e nada companheiro, o que vai minando a alegria de viver da antes esperançosa Jeanne.

Um instante de amor / Mal de pierres

Gabrielle (Marion Cotillard) é uma mulher bela e solitária que não sabe lidar muito bem com seus impulsos sexuais. Preocupada com a sanidade mental da filha, cada vez mais perturbada, sua mãe arma o casamento dela com o pedreiro José (Alex Brendemühl). Após sofrer um aborto e descobrir que tem problemas renais, Gabrielle vai se tratar durante algumas semanas numa clínica e encontra a paixão que jamais teve pelo marido em um tenente à beira da morte (Louis Garrel).

 

Louvre sob ocupação / Francofonia : le Louvre sous l’occupation

O ano é 1940, ano da ocupação da França pelos nazistas durante a 2.ª Guerra Mundial. O que seria de Paris sem o seu Louvre? Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Conde Wolff-Metternich, general da ocupação nazista em Paris. Inimigos e posteriormente colaboradores, formaram uma aliança que seria a força por trás da preservação de tesouros do museu francês. Explorando as relações entre arte e poder, o filme mostra o Museu do Louvre como um exemplo vivo da nossa civilização. Misturando elemento de documentário e ficção, o mestre russo Aleksander Sokurov (de Arca russa e Fausto) reflete sobre o papel da arte em meio ao um dos conflitos mais sangrentos já vistos.

 

Agnus Dei / Les Innocentes

Durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde (Lou de Laâge) descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres. Ela deve enfrentar os julgamentos das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade, e se recusam a ter o corpo tocado por quem quer que seja, mesmo uma enfermeira.

 

Imprevistos de uma noite em Paris / Ouvert la nuit

O teatro da Estrela, em Paris, enfrenta uma série de problemas: os funcionários não recebem os salários há meses, os patrocinadores querem retirar o apoio financeiro e a mais nova peça, de um excêntrico diretor japonês, não agrada o elenco. O diretor do local, Luigi (Edouard Baer), tem que enfrentar todos esses problemas e mais alguns, como a necessidade de encontrar um macaco de verdade para participar do espetáculo e a dificuldade de comparecer ao aniversário do afilhado.

 

A viagem de Fanny / Le voyage de Fanny

Fanny (Léonie Souchaud) é uma corajosa menina de apenas 12 anos que está escondida em um lar longe de seus pais. Ela precisa cuidar de suas duas irmãs mais novas. Quando forçada a fugir rapidamente, a menina acaba se tornando líder de um grupo de crianças, que parte em uma missão perigosa pela França ocupada, querendo chegar na fronteira suíça.

 

O vale do amor / Le pacte

Isabelle (Isabelle Huppert) e Gérard (Gerard Depardieu) perderam o filho há seis meses, por suicídio. Ainda em fase de luto, eles recebem uma curiosa carta do falecido pedindo para encontrá-los no Vale da Morte, nos Estados Unidos, e, intrigados, aceitam deixar as diferenças de lado e fazer a viagem.

 

Saint amour : na rota do vinho

Odiado pelo filho Bruno (Benoît Poelvoorde) e triste por vê-lo entregue ao alcoolismo e desânimo, Jean (Gérard Depardieu) aproveita o tempo livre durante uma feira de negócios agrícolas em Paris para fazer com o herdeiro uma turnê pela região vinícola da França. Usando o taxista Mike (Vincent Lacoste) como motorista, os dois vivem uma intensa jornada que rende perrengues, revelações, desventuras amorosas e a sonhada aproximação.

 

O sonho de Francisco / L’Ami, François d’Assise et ses frères

No início do século XVIII, na Itália, a vida simples e a postura fraterna de Francisco de Assis fascina os mais pobres e perturba a ordem da poderosa Igreja. Cercado por seus irmãos e impulsionado por uma intensa fé, ele se esforça para fazer sua visão de um mundo de paz e de igualdade reconhecida.


 

Quer consultar a disponibilidade de outros filmes? Acesse o catálogo on-line.