Pular para o conteúdo

Como criar um currículo em francês

23 de setembro de 2020 às 16:30

Criar um CV em francês tem seus desafios linguísticos e culturais, sabia? Por exemplo, na França, os CVs costumam ter apenas uma página, muito frequentemente é preciso enviar também a Lettre de Motivation, e sempre usar fórmulas respeitosas ao enviar o documento para uma candidatura.

Essa etapa é essencial não apenas para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, mas também ao se candidatar a um programa de formação (graduação, mestrado e doutorado), e cursos em gerais, como um congresso ou masterclass com especialistas.
A seguir, indicamos o que não pode faltar em um currículo em francês.

Profil

Como em nosso CV aqui, destacamos o nome no começo, e seguimos com os dado de contato: telefone e e-mail. Algo particular é a necessidade de indicar o endereço, com a cidade e CEP, no caso da França, o Codex.

Ex: Paris 75001

Compétences

Selecione suas qualificações de acordo com a vaga/curso que busca a fim de mostrar que você já direcionou seu caminho profissional/acadêmico para a seleção em aberto.

Formation

O nome do curso, assim como o da instituição, devem ser indicados juntamente com o ano de conclusão de sua formação. É importante lembrar que o percurso acadêmico francês é diferente do brasileiro. Após concluir o ensino médio (le baccalauréat), os franceses seguem 3 anos da Licence, e mais 2 anos de master. Geralmente as vagas são indicadas com os requisitos de formação Bac+ de 1 a 5, conforme a conclusão de seus estudos. No caso de nossa graduação, o equivalente seria Bac+4 (graduação completa com diploma de bacharelado).

Expérience

Assim como nas competências, as informações sobre sua experiência profissional devem levar em conta as atividades referentes à vaga almejada. Lembre-se de usar palavras-chave que caracterizam o trabalho em aberto. O nome da empresa e o cargo ocupado devem ser igualmente mencionados.

Informations additionnelles

Informe os cursos complementares a sua formação, assim como os idiomas que você domina. Os franceses também costumam adicionar uma foto para que haja uma rápida identificação de quem você é.

Por fim, revise o texto! Erros gramaticais e de grafia são malvistos, assim como aqui.

VEJA MAIS

+ DICA PARA ESCREVER SUA LETTRE DE MOTIVATION
+
 VEJA 4 ERROS COMUNS EM FRANCÊS