Pular para o conteúdo

Curiosidades sobre Charles de Gaulle

22 de novembro de 2017 às 11:38

Por Beatriz Prieto

Charles de Gaulle já emprestou seu nome para aeroporto, praça, escola, entre outros lieux na França e no mundo. Ele fundou a quinta República do país e foi eleito presidente em 1959, conhecido também por ter sido comandante-geral durante a Segunda Guerra Mundial. Quer saber alguns fatos da carreira dessa figura? Voilà, em comemoração ao seu aniversário, 22 de novembro:

Teve importância durante a 2ª Guerra

A aptidão para servir ao exército já se destacava desde a 1ª Guerra, quando foi promovido a capitão e lutou na batalha sangrenta de Verdun. Ele continuou sua escalada militar no Conselho de Defesa Nacional, com o objetivo de criar estratégias para que a França se protegesse da Alemanha, uma vez que os dois países eram inimigos e disputavam território. Em 14 de junho, porém, já na 2ª Guerra, os alemães capturaram Paris. A capital só veio a ser desocupada quando De Gaulle, reunindo boas estratagemas, recuperou-a novamente junto do exército.

gaulle

Charles de Gaulle em frente ao Arc de Triomphe durante a 2ª Guerra

Ascensão política

Depois de marcar seu nome na história da guerra, o general liderou a redação de uma nova Constituição, fundando, assim, a Quinta República e eleito presidente da França. O cargo possuía um valor muito maior do que tinha na Terceira e Quarta República, o que o fez ser ainda mais notado. Uma das curiosidades de seu mandato é que De Gaulle foi uma figura representativa no Movimento pela Independência do Québec, província francófona canadense, o que causou uma intensa crise diplomática entre a França e o Canadá. Para além de seu caráter libertário, o general também tinha uma postura totalitária e muitas vezes avessa ao pluralismo cultural, o que dificulta tomar sua figura como um líder exemplar.

foto-certa-gaulle   

Estátua do general próxima ao Grand Palais, em Paris

Dá nome ao maior aeroporto da França

No passado, era chamado Aéroport de Roissy, e então em 1974 ganhou o atual nome, em homenagem ao general francês. A construção começou ainda em 1966, quando o fluxo de passageiros aéreos se inflou, o que levou o governo a buscar grandes terrenos distantes das zonas urbanas para comportar o ir e vir dos aviões. No ranking de 2016, divulgado pelo Conselho Internacional de Aeroportos, Charles de Gaulle está em décima posição no que se refere ao embarque e desembarque de passageiros no mundo: só em 2016, mais de 65 milhões de pessoas passaram por lá! Haja esteira para bagagem! Além de ser mundialmente conhecido, o aeroporto exibe lojas e restaurantes para todos os bolsos: lá você pode provar o famoso macaron Ladurée, olhar as vitrines de luxo de maisons como Cartier, Dior e Hermès, ou simplesmente pedir um lanche sem frescura em algum fast food.

charles-de-gaulle

Hub da Air France no Aeroporto Charles de Gaulle

Além do aeroporto, muitos outros lugares foram nomeados de Charles de Gaulle em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, como mostra esta lista. É a prova de que o general teve uma importância histórica significativa, o que mantém seu nome vivo.