Pular para o conteúdo

Veja nossas dicas para não perder o foco quando estudar em casa

20 de maio de 2020 às 16:20

Estudar em casa exige formatos diferentes para captar sua atenção

aumente seu foco para estudar em casaPara acelerar seu aprendizado do francês, além das aulas do seu curso, é importante também estudar em casa para fixar os conteúdos. Mas é preciso buscar formas para captar sua atenção neste período.

Veja cinco dicas simples para potencializar o seu foco no aprendizado do francês:

Abandone as distrações 

Ao estudar em casa, somos constantemente distraídos por telefonemas, e-mails e interrupções de quem mora conosco. Isso diminui bastante o rendimento do nosso aprendizado. Uma pesquisa do King’s College, da Universidade de Londres, calculou um desempenho 10% menor em exames, devido às distrações nos estudos. 

Como resultado, para aproveitar ao máximo as horas de estudo, busque se desconectar e manter as distrações no menor nível possível. São só algumas horas por dia e com o tempo você vai se acostumar.

Escolha um bom momento para estudar

Nossos corpos funcionam em um ciclo cotidiano de 24 horas. É por esse motivo que muitas vezes nos sentimos alertas ou cansados nos mesmos horários todos os dias. Pesquisas mostram que esse ciclo influencia diretamente nosso funcionamento cognitivo, como a tomada de decisões e a memória. 

Por isso, todo mundo tem uma ótima hora do dia para realizar seus estudos. Durante esse tempo, concentre-se nas tarefas mais desafiadoras, pois é quando você geralmente se sente mais alerta e produtivo. Experimente variar os horários num primeiro momento, para sentir quando você se sai melhor

beba agua para se concentrar

Tenha sempre um copo d’água por perto

Um estudo realizado no no Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriu que a desidratação leve pode levar à falta de concentração. Ela pode ser tão sutil que você realmente não sente. 

Se hidratar apenas quando você sente sede pode não ser a melhor ideia. A diminuição na sua capacidade de concentração é um sinal de alerta precoce de que é hora de beber mais água. Portanto é importante estar preparado, sempre com uma garrafinha enquanto estuda.

Busque o significado das coisas

Muitos consideram que memorizar as regras como cartões de memória é a única maneira de aprender. Mas isso nem sempre é verdade. Na psicologia, existem diferentes níveis de processamento da informação. O mais superficial seria memorizar algo, enquanto o processamento profundo é quando você torna o conteúdo significativo para você. 

Em vez de aprender todas as regras gramaticais de cor, seria mais benéfico tentar pegar o material de estudo e aplicá-lo à sua própria vida. Dessa forma, você se lembrará melhor quando for usar o seu aprendizado na prática.

Faça pausas no seu estudo

Fazer uma pausa programada pode realmente ajudar a minimizar a distração e maximizar o estudo. A técnica Pomodoro, criada em 1980, sugere fazer pequenas pausas de 5 minutos ao longo do seu período de estudo

Ter esses momentos de descanso no meio de uma longa tarefa reenergiza o cérebro. Os estudantes que fazem pequenos intervalos durante uma tarefa de uma ou duas horas costumam ter um desempenho melhor do que aqueles que trabalharam diretamente.

 

LEIA MAIS: