5 conselhos para melhorar a sua expressão oral em francês

21 de fevereiro de 2019 às 15:55

Começar a falar francês fluentemente não é simples. Muitos alunos consideram a habilidade oral como a mais difícil de dominar quando se aprende um idioma.

Isso geralmente é uma fonte de frustração e até mesmo bloqueio para alguns. Além das aulas, é preciso criar uma rotina de exercícios e prática para progredir e se expressar melhor. Pensando nisso, criamos essa lista com 5 conselhos para melhorar sua expressão oral, com dicas úteis e descomplicadas.

Fale com regularidade

Não espere ser bom para falar em francês, você só será bom se falar frequentemente. Nós devemos sempre tentar! Você deve sempre que possível, para ganhar mais confiança. A timidez é o seu inimigo número 1. Se não conhecer nenhum francófono, aproveite seus colegas de turma para praticar com eles, sem temer falar errado!

Treine sozinho

Se você estiver muito inseguro antes de falar com os outros, você pode treinar sozinho. Nossa dica é sempre registrar áudios enquanto você pratica. Para isso, prepare o que você quer dizer (um tópico curto de preferência). Faça vários testes. Hoje, é muito fácil, porque todos os telefones celulares e computadores têm um gravador de voz. Além disso, ler em voz alta ajuda a memorizar.

Escute francês todos os dias

Ouvir francês diariamente vai ajudar muito na sua compreensão oral. A regularidade da prática é a chave para o sucesso. Ouça um pouco todos os dias, sempre se esforçando para entender o que está ouvindo. Busque sempre áudios e vídeos com a pronúncia original francesa. Nós já listamos alguns podcasts para praticar o francês, mas também é uma ótima opção usar os programas do canal francófono TV5MONDE EDU. Além disso, vale a pena sempre repetir as novas expressões que você escutar.

Encontre um interlocutor francófono

Essa etapa pode ser complicada, mas o ideal é não esperar até os falantes de francês chegarem até você. Busque pessoas que tenham os mesmos interesses que você, intercambistas, turistas, dessa forma além de exercitar você conhece pessoas novas! Se isso não existe perto de você, não hesite em usar a internet. Existem redes sociais especializadas no aprendizado de idiomas, como  ConversationExchange ou MyLanguageExchange.

Não seja superexigente consigo mesmo

Quando estamos aprendendo uma língua, é normal querer sair falando o mais rápido possível. É frustrante não ser capaz de expressar exatamente o que você quer. No entanto, isso é uma realidade para todas as pessoas que aprendem uma língua nova (pelo menos nos primeiros anos!). Cometer erros é normal e aprender um idioma deve ser uma atividade divertida e agradável!

cta_fim

LEIA MAIS: