Pular para o conteúdo

Festival da Canção Aliança Francesa: nova edição vai acontecer on-line

7 de agosto de 2020 às 17:02

O Tradicional Festival da Canção realizado pelas Alianças Francesas está com inscrições abertas.

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa 2020, inédito na forma virtual com transmissão ao vivo nas redes sociais das Alianças Francesas. As inscrições foram prorrogadas até o dia 7 de setembro 2020.

Inscreva-se no Festival

 

O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia. O vencedor ganha uma viagem com acompanhante para Paris!

Como funciona o concurso?

Poderá participar do concurso toda pessoa de nacionalidade brasileira e maior de 18 anos. Serão julgados os quesitos: afinação; ritmo; interpretação (capacidade de transmitir os sentimentos evocados pelo texto e a música); pronúncia; encenação (criatividade no pensamento estético do vídeo) e originalidade. 

A divulgação dos selecionados no site acontece a partir do dia 20 de setembro 2020. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de se apresentar ao vivo, no mês de outubro, diante de um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil. 

Etapas

A etapa semifinal regional será de responsabilidade das Alianças Francesa das cidades de Aracajú, Belo Horizonte, Brasília Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os 7 (sete) candidatos vencedores de cada etapa regional participarão da Final Nacional no mês de novembro. 

O concurso será constituído de três etapas eliminatórias e classificatórias:

1ª Etapa: avaliação do material das inscrições válidas; e, a critério de cada Aliança Francesa participante, organização de uma seleção local.

2ª Etapa: fase regional (semifinal) com apresentação da música e seleção para etapa nacional (final).

3ª Etapa: fase nacional (final) apresentação ao vivo dos 7 selecionados e premiação dos 3 primeiros lugares.

Premiação

Serão premiados os três primeiros classificados na etapa final do Festival. Na etapa regional, os prêmios serão escolhidos por cada AF organizadora. O primeiro lugar de cada etapa regional participará da Final Nacional.

Os prêmios da etapa final são:

Serão premiados os três primeiros classificados na 3° e última Etapa do Festival :

1º lugar: 2 passagens de ida e volta para Paris (Air France) saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 6 noites de hospedagem em Paris com café da manhã, em hotel escolhido pela organização do Festival;

2° lugar: um fim de semana em um clube de férias parceiro do Festival, para duas pessoas.

3° lugar: um jantar para duas pessoas em restaurante escolhido pela organização do Festival, na cidade do contemplado, no valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais).

A banca julgadora será composta de três a cinco personalidades ligadas ao meio artístico, àAliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores.

Sobre o festival

Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil. Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que desejamos celebrar por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.

O Festival da Canção Francesa surgiu, pela primeira vez, em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

Consulte o regulamento e venha soltar a voz em francês!

Assista o vídeo da última edição:

LEIA MAIS: