Pular para o conteúdo

Lançamento do primeiro Dicionário dos Francófonos

6 de abril de 2021 às 19:44

Nova Ferramenta on-line para aprender francês

Novidade para os fracófonos desenvolverem o aprendizado da língua francesa! Em razão da celebração do mês da francofonia, foi lançado no dia 16 de março, o Dicionário dos Francófonos. O dicionário online foi criado a pedido do Presidente francês Emmanuel Macron e elaborado por um conselho científico de acadêmicos de vários países de língua francesa.

São quase 600.000 termos e expressões, que mostram toda a riqueza e diversidade da língua francesa, que é a língua oficial de 32 países e está presente em 5 continentes. Todo mundo que fala francês sabe como cada país tem suas expressões particulares e que o significado delas pode variar. O objetivo do dicionário é justamente reunir essas expressões em um único lugar para facilitar a comunicação e ampliar o conhecimento da cultura francófona.

Entre as expressões presentes estão: “giraffer”, que na África Ocidental significa “colar” quando você está na escola; “soulaison”, que na Reunião significa “embriaguez”, “baisser les pieds”, que significa “desanimar” no Senegal, enquanto na França se diz “baisser les bras” e muitas outras.

Dicionário Participativo

Outra novidade interessante é que o dicionário é aberto para contribuições externas. Aqueles que quiserem participar, podem pedir para fazer parte de grupos de discussão, que validam a adição e revisão de expressões e palavras.

O “Dictionnaire des francophones” é gratuito. Acesse aqui.

VEJA MAIS:
CONHEÇA O MATERIAL DIDÁTICO DA ALIANÇA FRANCESA
QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE CURSOS OFERECIDAS DURANTE A PANDEMIA?
PLURILINGUISMO: A VANTAGEM DE FALAR MAIS IDIOMAS