Pular para o conteúdo

Museus franceses produzem conteúdos on-line durante a quarentena

18 de maio de 2020 às 17:54

Conteúdos on-line permitem mergulhar na arte enquanto não podemos visitar museus franceses presencialmente

Hoje é comemorado o Dia do Museu, data que celebra as instituções culturais mais conhecidas do mundo. Nos museus franceses, a cultura de visitação e preservação é muito presente. Seja pelo investimento público ou privado, eles são constantemente reformados e remodelados de acordo com as melhores práticas mundiais.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, visando evitar as aglomerações, foi necessário repensar nossa forma de consumir arte e cultura. Tomando a dianteira, alguns museus franceses passaram a produzir conteúdos on-line em diferentes formatos. Aproveite e faça uma imersão na arte à la française:

Louvre 

Você sabia que é possível visitar o Musée du Louvre sem sair de casa? No site oficial do museu o visitante pode passear pelas  galerias e exibições expostas. Conhecido por suas filas imensas ao longo do ano, o museu é um dos locais de maior visitação em Paris, e possui o maior acervo de arte da França. O tour é ótimo tanto para quem ainda não foi ao Louvre, quanto pelos apaixonados pelo museu. Visite on-line!

Musée des Arts Décoratifs

Em 2017, o Musée des Arts Décoratifs produziu a exposição “Christian Dior: Couturier du rêve”, que causou frisson em Paris. Por ocasião do 70º aniversário da Maison Dior, foram exibidas peças esplêndidas do designer de alta costura em um cenário de tirar o fôlego. A exposição teve mais 700 mil  visitantes na data. Agora, durante a quarentena, o museu divulgou o vídeo completo dos bastidores exposição. Além disso, também é possível passeio virtual pelo acervo permanente do Musée des Arts Décoratifs aqui!

Universal Museum of Art (UMA)

Você quer visitar uma exposição bem diferente? É isso que o Universal Museum of Art (UMA) oferece, em parceria com a Reunion des Musées Nationaux-Grand Palais. “Os gatos na história da arte” é uma exposição em realidade virtual, fazendo um passeio pelos simbolismos dos gatos na arte ao longo dos anos, mostrando os felinos em diversas posições e em obras de diferentes escolas artísticas. A visita é bem divertida e pode ser feita em poucos minutos. Visite aqui!

Giverny

O Musée des impressionnismes busca contar a história da corrente que revolucionou a pintura no século XIX. Para isso, o museu oferece uma caminhada virtual no Google Arts & Culture, que permite descobrir centenas de obras e documentos e explorar exposições passadas, como “Monet-Auburtin”, “Hiramatsu-reiji em Giverny”. Além disso, eles também criaram um site surpreendente, que permite mergulhar no universo de 70 artistas de todo o mundo ligados ao movimento! Acesse aqui La Galaxie des impressionnistes!

Centre Pompidou

O Centro Pompidou disponibilizou uma série de podcasts para ouvir na quarentena. Neles, os apresentadores analisam as principais obras e artistas presentes no acervo do museu, conhecendo as histórias por trás delas. Além disso, no site deles também é possível visitar virtualmente exposições e ver outros conteúdos multimídia disponíveis on-line. Confira todo o conteúdo multimídia disponível no site!

 

LEIA MAIS: