Pular para o conteúdo

Conheça os níveis de francês e os módulos da Aliança Francesa!

17 de junho de 2020 às 15:30

Veja nossa tabela e saiba quais são os níveis de francês na Aliança Francesa

A Aliança Francesa segue as divisões estabelecidas pelo Quadro Comum Europeu de Referência para a Língua. Cada um desses níveis de francês possui conteúdos e conceitos que devem ser aprendidos. É a partir dessa estrutura que são avaliadas, por exemplo, as provas de certificação como Delf, Dalf, TCF e TEF. Veja abaixo quais são os diferentes níveis de francês e os conhecimentos esperados em cada um.

A1 – Iniciante / Básico
M01 e M02 (45h cada) – método didático: DÉFI 1 (livre d’éleve + cahier d’exercises)

Nos Módulos 1 e 2, você vai aprender a se apresentar, compreender e fornecer informações pessoais, falar de seus gostos, preferências e atividades cotidianas. Você vai aprender também a fazer comentários e perguntas de estrutura simples e a escrever textos curtos, como um formulário para uma reserva ou inscrição, um e-mail pessoal ou um convite. Ao final desse nível, você poderá prestar o exame para o diploma DELF A1.

A2 – Pré-Intermediário
M03 e M04 (48h cada) – método didático: DÉFI 2 
(livre d’éleve + cahier d’exercises)

Nos Módulos 3 e 4, você vai aprender a interagir socialmente sobre temas como gastronomia, consumo, habitação e educação. É também nesse nível que o aluno aprenderá a pedir informações e a se expressar no contexto de uma viagem, no trabalho, compras e ao utilizar serviços como os de um banco. Você vai aprender também a relatar fatos passados e a apresentar novos projetos. Ao final desse nível, você poderá prestar o exame para o diploma DELF A2.

B1 – Intermediário
M05, M06 e M07 (56h cada) – método didático: DÉFI 3 
(livre d’éleve + cahier d’exercises)

Nos Módulos 5, 6 e 7, você aprenderá a expressar sentimentos, fazer hipóteses e contar histórias de forma mais rica e com um discurso mais coeso. Você também vai aprender a participar de debates sobre diversos temas da atualidade como relações pessoais e profissionais, comunicação, arte e meio ambiente. Ao final desse nível, você poderá prestar a prova do diploma DELF B1.

B2 –  Avançado
M08, M09 e M10 (56h cada) – método didático: DÉFI 4 
(livre d’éleve + cahier d’exercises)

Esse nível é chamado de Avançado ou Independente, pois o aluno passa a se comunicar com mais espontaneidade e fluência. Nos Módulos 8, 9 e 10, você aprenderá a se expressar por meio de um discurso mais rico e coeso. Você será capaz de debater de forma interativa sobre temas da atualidade e de desenvolver a argumentação e a estruturação do discurso. Ao final desse nível, você poderá prestar o exame para o diploma DELF B2.

C1 – Superior
M11, M12 e M13 (56h cada) – método didático: DÉFI 5 (livre d’éleve + cahier d’exercises)

Nos Módulos 11, 12 e 13, você aprenderá a se expressar claramente sobre temas complexos tanto na parte escrita quanto oralmente. Você desenvolverá a compreensão de significados implícitos e o domínio da organização, da articulação e da coesão do discurso. Temas da atualidade serão debatidos de forma interativa durante os três módulos. Ao final desse nível, você poderá prestar o exame para o diploma do DALF C1.

C2 – Especialização
Módulo 14

O nível Especialização proporciona um importante desenvolvimento linguístico para que você alcance uma expressão fluente e precisa em francês. Os programas proporcionam também enriquecimento cultural por meio de temas dedicados a diferentes áreas da cultura e da sociedade francesas, como debates da atualidade, literatura, história, arte e cinema. Cada módulo de Especialização possui 30h. São 15 aulas com 2h de duração cada.

modulos-afsp

Mas como escolher o módulo de estudos na AFSP?

Além da divisão oficial estabelecida internacionalmente, a equipe pedagógica da Aliança Francesa propõe um percurso de estudos único. Nosso método didático direciona o aluno a agir e se expressar em situações reais do uso da língua. Aqui você pode conhecer o Défi, nosso material didático inovador, que começou a ser usado em 2020.

No total, a AF possui 14 módulos de estudo e casa um deles representa uma etapa do aprendizado do francês. Veja a tabela:

Ficou interessado? Descubra em qual dos níveis de francês você se encontra!

 

Faça o nosso Teste de nível

 

LEIA MAIS: