Pular para o conteúdo

Conheça os níveis de francês e os módulos da Aliança Francesa!

17 de junho de 2020 às 15:30

Veja nossa tabela e saiba quais são os níveis de francês na Aliança Francesa

A Aliança Francesa segue as divisões estabelecidas pelo Quadro Comum Europeu de Referência para a Língua. Cada um desses níveis de francês possui conteúdos e conceitos que devem ser aprendidos. É a partir dessa estrutura que são avaliadas, por exemplo, as provas de certificação como Delf, Dalf, TCF e TEF. Veja abaixo quais são os diferentes níveis de francês e os conhecimentos esperados em cada um.

A1 – Iniciante

Esse é o nível de introdução e descoberta da língua. Ao concluí-lo, você será capaz de fazer interações simples, falar sobre sua vida, profissão, gostos e preferências.

A2 – Pré-Intermediário

O A2 marca a primeira etapa do nível intermediário em francês. Ao concluí-lo, você será capaz de fazer descrições, expressar opiniões, falar de forma simples de seus estudos e de suas experiências de trabalho.

B1 – Intermediário

O B1 é uma etapa essencial, pois consolida e solidifica o conhecimento intermediário de francês. Ao concluir esse nível, você será capaz de organizar seu discurso de forma coerente em diferentes áreas de interesse e alcançará uma interação mais rica na língua francesa.

B2 –  Avançado

A maior parte das formações universitárias propostas na França e outros países francófonos exige o nível B2. Ao concluí-lo, você será capaz de se expressar de forma clara e detalhada sobre um grande número de temas.

C1 – Superior

A partir do nível C1, o aluno atinge a autonomia, sendo capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível. Ao concluí-lo, você poderá compreender uma vasta gama de textos longos e complexos e de se expressar de forma clara e espontânea.

C2 – Especialização

O C2 é o mais alto nível na escala global do do Quadro Europeu, referência para o ensino de línguas. O estudante com esse nível se caracteriza pelo pleno domínio do idioma e pela extrema precisão em sua utilizaçãoTabela Níveis de francês - Aliança Francesa

Mas como escolher o módulo de estudos na AFSP?

Além da divisão oficial estabelecida internacionalmente, a equipe pedagógica da Aliança Francesa propõe um percurso de estudos único. Nosso método didático direciona o aluno a agir e se expressar em situações reais do uso da língua. Aqui você pode conhecer o Défi, nosso material didático inovador, que começou a ser usado em 2020.

No total, a AF possui 14 módulos de estudo e casa um deles representa uma etapa do aprendizado do francês. Veja a tabela:

Ficou interessado? Descubra em qual dos níveis de francês você se encontra!

 

Faça o nosso Teste de nível

 

LEIA MAIS: