Pular para o conteúdo

Por que os franceses amam Serge Gainsbourg?

31 de março de 2021 às 16:09

No dia 2 de abril, comemora-se o aniversário do ícone francês, Serge Gainsbourg. Todo ano, os franceses não deixam a data passar em branco e sempre prestam homenagens ao artista. Mas, por que os franceses idolatram tanto Serge Gainsbourg?

Multitalentoso

Foi como cantor e compositor que Serge Gainsbourg se destacou, alcançando o estrelato na França e no mundo. Mas seus talentos iam além, ele também era ator, escritor, poeta e diretor. Seu legado artístico é imenso, ele gravou mais de 20 álbuns, atuou em 34 filmes para o cinema, dirigiu 5 filmes e escreveu mais de 11 obras literárias.

Avant-Garde e Polêmico

Talvez, avant-garde, seja a melhor expressão francesa para tentar definir o artista, que não se prendeu a um só estilo, gravando músicas de jazz, reggae, rock, pop, funk, electropop, entre outros gêneros. Imaginem, que ele gravou o hino da França “La Marseillaise” em estilo reggae!!

Muitas de suas canções eram polêmicas e falavam sobre sexo, traição, drogas e alcoolismo. Sua obra é tão controvérsia, que até hoje choca muita gente. Não deixe de ler um post que fizemos destacando 5 FATOS MARCANTES NA VIDA DO POLÊMICO SERGE GAINSBOURG.

Cheio de atitude

Além de amarem Gainsbourg pelo seu talento único, os franceses são apaixonados pelo o que ele representa. Tanto na vida artística quanto na pessoal, ele era um personagem cheio de atitude, falava e fazia o que queria. A sociedade francesa preza muito por essa liberdade de expressão e não abre mão do seu direito de criticar, mesmo que isso não agrade a todos.

Fashionista

Serge Gainsbourg tinha um style à la Française muito marcante, por isso, o mundo da moda também o adora até hoje. Ele tinha um estilo despretensioso, mas chique, considerado très parisien. Seu elo com moda chegou ao auge, quando ele se relacionou com a atriz Jane Birkin. Eles eram considerados o casal mais estiloso dos anos 60 e 70.

Embaixador da Cultura francesa

O artista levou a música francesa a um patamar internacional. Ao pensarmos em artistas franceses, a modernidade e rebeldia de Serge Gainsbourg vem a nossa cabeça. Quem nunca ouviu “Je t’aime…moi non plus”?

Talento nos genes

A atriz e cantora Charlotte Gainsbourg parece ter herdado o talento do seu pai. Ela já atuou em diversos filmes de sucesso, como na polêmica trilogia de Lars Von Trier: “Anticristo”, “Ninfomaníaca” e “Melancolia”; além da comédia divertida “Samba”. Junto com a sua mãe, Jane Birkin, a atriz mantém viva a história de seu pai, que morreu quando ela tinha apenas 21 anos. Ela revelou que muito em breve, um Museu dedicado à memória do seu pai será inaugurado, em Paris, na famosa Rue de Verneuil, última moradia de Serge Gainsbourg.

 

Se tem gente que ama, tem gente que odeia

Serge Gainsbourg não é unânime, há franceses que não gostam do seu trabalho e da sua personalidade. É normal, já que o artista se envolveu em vários escândalos e foi até mesmo acusado de assédio sexual por algumas mulheres. Muita gente diz que, na sociedade de hoje, não haveria lugar para Serge Gainsbourg. Fica a dúvida, a sociedade encaretou ou acordou?

Leia Mais

5 FATOS MARCANTES NA VIDA DO POLÊMICO SERGE GAINSBOURG

OS LUGARES PREFERIDOS DE SERGE GAINSBOURG

VOCÊ CONHECE A NOVA GERAÇÃO DA MÚSICA POP FRANCESA?