Pular para o conteúdo

Por que os franceses amam Serge Gainsbourg?

31 de março de 2021 às 16:09

No dia 2 de abril, comemora-se o aniversário do ícone francês, Serge Gainsbourg. Todo ano, os franceses não deixam a data passar em branco e sempre prestam homenagens ao artista. Mas, por que os franceses idolatram tanto Serge Gainsbourg?

Multitalentoso

Foi como cantor e compositor que Serge Gainsbourg se destacou, alcançando o estrelato na França e no mundo. Mas seus talentos iam além, ele também era ator, escritor, poeta e diretor. Seu legado artístico é imenso, ele gravou mais de 20 álbuns, atuou em 34 filmes para o cinema, dirigiu 5 filmes e escreveu mais de 11 obras literárias.

Avant-Garde e Polêmico

Talvez, avant-garde, seja a melhor expressão francesa para tentar definir o artista, que não se prendeu a um só estilo, gravando músicas de jazz, reggae, rock, pop, funk, electropop, entre outros gêneros. Imaginem, que ele gravou o hino da França “La Marseillaise” em estilo reggae!!


 

Muitas de suas canções eram polêmicas e falavam sobre sexo, traição, drogas e alcoolismo. Sua obra é tão controvérsia, que até hoje choca muita gente. Não deixe de ler um post que fizemos destacando 5 FATOS MARCANTES NA VIDA DO POLÊMICO SERGE GAINSBOURG.

Cheio de atitude

Além de amarem Gainsbourg pelo seu talento único, os franceses são apaixonados pelo o que ele representa. Tanto na vida artística quanto na pessoal, ele era um personagem cheio de atitude, falava e fazia o que queria. A sociedade francesa preza muito por essa liberdade de expressão e não abre mão do seu direito de criticar, mesmo que isso não agrade a todos.

Fashionista

Serge Gainsbourg tinha um style à la Française muito marcante, por isso, o mundo da moda também o adora até hoje. Ele tinha um estilo despretensioso, mas chique, considerado très parisien. Seu elo com moda chegou ao auge, quando ele se relacionou com a atriz Jane Birkin. Eles eram considerados o casal mais estiloso dos anos 60 e 70.

Embaixador da Cultura francesa

O artista levou a música francesa a um patamar internacional. Ao pensarmos em artistas franceses, a modernidade e rebeldia de Serge Gainsbourg vem a nossa cabeça. Quem nunca ouviu “Je t’aime…moi non plus”?

Talento nos genes

A atriz e cantora Charlotte Gainsbourg parece ter herdado o talento do seu pai. Ela já atuou em diversos filmes de sucesso, como na polêmica trilogia de Lars Von Trier: “Anticristo”, “Ninfomaníaca” e “Melancolia”; além da comédia divertida “Samba”. Junto com a sua mãe, Jane Birkin, a atriz mantém viva a história de seu pai, que morreu quando ela tinha apenas 21 anos. Ela revelou que muito em breve, um Museu dedicado à memória do seu pai será inaugurado, em Paris, na famosa Rue de Verneuil, última moradia de Serge Gainsbourg.

charlotte

Se tem gente que ama, tem gente que odeia

Serge Gainsbourg não é unânime, há franceses que não gostam do seu trabalho e da sua personalidade. É normal, já que o artista se envolveu em vários escândalos e foi até mesmo acusado de assédio sexual por algumas mulheres. Muita gente diz que, na sociedade de hoje, não haveria lugar para Serge Gainsbourg. Fica a dúvida, a sociedade encaretou ou acordou?

Leia Mais

5 FATOS MARCANTES NA VIDA DO POLÊMICO SERGE GAINSBOURG

OS LUGARES PREFERIDOS DE SERGE GAINSBOURG

VOCÊ CONHECE A NOVA GERAÇÃO DA MÚSICA POP FRANCESA?