Pular para o conteúdo

Top 5: filmes franceses na Biblioteca AFSP

19 de junho de 2017 às 17:19

A Bibliothèque Multimédia Claudie Monteil, localizada na unidade Centro da Aliança Francesa, oferece um acervo com mais de 30 mil volumes em diversos suportes, do impresso ao digital. Os DVDs também fazem parte dessa contagem, e nós separamos 5 títulos com o mote “romance” para você se inspirar, e também pedir emprestado em nossa biblioteca.

Veja abaixo uma seleção de alguns dos melhores do gênero, disponíveis para empréstimo:

Coco Chanel e Igor Stravinsky

O longa trata da relação de amor e poder que se estabeleceu entre Coco Chanel, interpretada por Anna Mouglalis, e Igor Stravinsky, vivido por Mads Mikkelsen. Tudo começa quando Coco convida Igor e sua família para se alojarem na luxuosa casa que possui, oferecendo paz e conforto para que Igor componha suas músicas e consiga alcançar o sucesso. A boa vontade da estilista francesa acaba por atiçar os ânimos da esposa do compositor, uma vez que ele começa a ter um caso com Coco, junto a outros vários conflitos vividos por quem tem sede de fama. O filme, dirigido por Jan Kounen, é baseado no romance Coco e Igor, de Chris Greenhalgh.

Bem me quer, mal me quer

Um amor um tanto quanto obsessivo é interpretado pela icônica Audrey Tautou no longa À la folie… pas du tout, título em francês. A artista plástica Angélique desenvolve uma paixão desmedida pelo médico Loïc, e acaba por ficar cega de amor e ignorar os conselhos de seus amigos. Persistindo na ideia de que Loïc (Samuel Le Bihan) também a ama, a fantasia de Angélique beira a loucura. A direção fica por conta de Laetitia Colombani.

Apostando no amor

Com direção de Pierre-Paul Renders, o filme explora o amor de um jeito original. A história conta como a vida de Jalil mudou depois de vencer no jogo Mr. Average. Tudo parece como um conto de fadas, mas sua mais nova amada Claire é, na verdade, contratada por uma empresa de pesquisa de mercado. De vencedor, Jalil se torna cobaia. O problema é que sua pseudo namorada acaba confusa sobre seus sentimentos, e Jalil corre o risco de descobrir a verdade por trás de sua fama.

Amantes e infiéis

O romance com ares aventurescos entre Valentin (Jeremy Irons) e Jane (Patricia Kaas) começa em Marrocos, depois que ele, um mestre no roubo de joais, conhece Jane, uma cantora que quer esquecer um romance que não deu certo. Os dois se encontram nessa cidade do Oriente Médio onde tentam viver uma história de amor. A direção é de Claude Lelouch.

Os belos dias

Les beaux jours levanta a bandeira do “amor não tem idade”, e mostra a relação entre Caroline (Fanny Ardant), uma mulher já casada, e Philippe (Patrick Chesnais), o jovem que cruzou seu caminho. Em dúvida sobre o que fazer para preencher os dias depois de se aposentar, Caroline encontra Philippe, que revira sua cabeça, e a faz questionar sobre a vida. O problema é que seu marido fará de tudo para que ela não o deixe. O filme é dirigido por Marion Vernoux.