Top 7: comidas francesas esquisitas

27 de abril de 2018 às 18:30

A culinária francesa é conhecida e consumida no mundo todo e até virou patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Em geral, os queijos e vinhos vindos da França são a primeira referência de qualidade, por exemplo, mas a gastronomia do país europeu vai muito além dos crepes e macarons. Destacamos sete pratos consumidos pelos franceses que causam estranhamento aos brasileiros:

Escargot
O famoso caracol é realmente um prato bem comum na França, geralmente encontrado como entrada nos menus. O molusco por si só não tem muito gosto, mas faz sucesso quando consumido com um molho à base de alho e ervas.

Boudin Noir
A primeira vista esse prato pode não parecer tão esquisito, afinal é apenas uma linguiça. No entanto, essa iguaria é produzida com sangue de porco – motivo da sua coloração escura – podendo ou não levar carne e gordura do animal. Apesar do estranhamento, ela também é bastante comum em outros países, como a Espanha, e chega a ser encontrada no Brasil com certa facilidade, onde às vezes é chamada de chouriço.

boudin_noir_comida

Cavalo
Por aqui esses animais não costumam ser vistos na cozinha, mas uma das proteínas mais comuns na França é a carne de cavalo. Além de consumida de forma similar à carne de boi, ela pode ser ingerida crua, defumada ou usada para fazer almôndegas, mortadela e salsicha, por exemplo.

Coelho
O animal fofinho dos contos infantis é uma iguaria encontrada em muitos restaurantes cheios de estrelas Michelin na França. No Brasil, já se pensou em criar campanhas para estimular o consumo da carne de coelho, que ainda é inexpressivo apesar dos baixos custos de produção. Na frança, o animal é servido de diversas maneiras, sendo o mais conhecido o lapin à la moutarde.

Coxas de rã
Além de rã não ser um prato muito comum no Brasil, o estranho aqui é a forma como costumam ser servidas. Se ao pedir a refeição restava algum receio quanto a escolha, ele não vai passar na hora que a comida chegar, pois as perninhas do animal são empratadas de forma a não deixar dúvidas sobre o que está na sua frente.

Pombo
O tão odiado rato dos ares, como muitos brasileiros costumam chamar, é um prato típico da região da Aquitaine, no sudoeste da França, onde o guisado de pombo é comido principalmente no outono. Mas é importante ressaltar que os animais consumidos são criados em cativeiro e não são os mesmos que encontramos na rua, d’accord?

tete_veau_comida

Cabeça de vitela
A tête de veau é um dos pratos principais dos bouchons lyonnaises, restaurantes típicos da região de Lyon. Trata-se da carne da cabeça da vitela, o que inclui o cérebro, a língua e a carne da bochecha. Ela geralmente é servida acompanhada de molho e batatas. E aí, vai encarar?