Pular para o conteúdo

Veja a cobertura do XIX Colloque Pédagogique da #AFSP

20 de fevereiro de 2020 às 11:59

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, a Aliança Francesa de São Paulo recebeu quase 300 professores e estudantes de francês para seu XIX Colloque Pédagogique. Pela primeira vez, o evento se juntou ao Rencontre FLE, da editora Maison des Langues, que reuniu profissionais do FLE em São Paulo.

Conferências de professores de universidades europeias, como Lille, Bruxelas e Genebra, além de instituições canadenses fomentaram a discussão sobre as boas práticas do ensino de língua estrangeira. Entretanto, uma conferência fora da perspectiva do FLE animou os participantes: Djamila Ribeiro, filósofa e ativista sobre a posição social das mulheres negras, fez uma reflexão sobre a percepção cultural e profissional de um grupo que é maioria em nosso país.

Foi unânime a preferência do público por sua fala, afinal, a acadêmica criou identificação com sua plateia e também incentivou uma ação importante em um evento para professores: repensar sua posição, empatia e conhecimento para terem sucesso na formação dos alunos.

Além das conferências, o Colloque reuniu uma série de ateliers, nos quais os professores puderam interagir com outros profissionais da área, além de possibilitar o encontro de colegas de profissão de todo o país.

O Colloque Pédagogique da Aliança Francesa de São Paulo é um evento bienal, que nesse ano contou com a Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e editora Maison des Langues, e parceria de organizações como TV5MONDE EDU, Université de Montréal, Cle International, Editora Hachette, Livraria Disal, Macmillan education, Livraria Francesa, Galápagos, Consulados Gerais da França em São Paulo, Bélgica, Suíça e Bureau du Québec.

CRÉDITOS: Guilherme Oliveira e Goswin Juchem 

VEJA MAIS:

+ BLOG DO COLLOQUE PÉDAGOGIQUE
+ DÉFI É O NOVO MATERIAL DIDÁTICO DA AFSP
+ POR QUE COMEÇAR A FALAR FRANCÊS AGORA

Galeria de Fotos