Aliança Francesa se torna Parceira Oficial do Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro
Aliança Francesa celebra parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e se torna parceira do Time Brasil para o ensino da língua francesa em preparação para os Jogos de Paris 2024
O projeto lança uma iniciativa de desenvolvimento linguístico, social, cultural e inclusivo para os atletas e a sociedade.
A Aliança Francesa será a escola de idiomas oficial para o ensino do francês de todo o Time Brasil!
A colaboração proporcionará aos atletas e delegação olímpica brasileira poder se comunicar em francês e ainda aprender sobre esporte, geografia, sociedade e cultura geral sobre as cidades sede dos jogos de 2024. Com a metodologia exclusiva da Aliança Francesa, o aluno desenvolverá habilidades para falar, escrever, ler e compreender em francês desde a primeira aula.
A importância da língua francesa no contexto esportivo internacional é histórica. Afinal, os Jogos Olímpicos modernos, que foram revividos pelo francês Pierre de Coubertin, seguem, até hoje, tendo o francês como um de seus idiomas oficiais. Sendo usado para anúncios oficiais, comentários de especialistas e entrevistas. E, nesta edição em Paris, falar francês, como todos já sabem, se torna ainda mais relevante.
A parceria possibilitará que toda delegação brasileira chegue em Paris pronta para agradecer por suas conquistas também no idioma oficial. A criação do curso em ambiente 100% digital tem entrega prevista para o mês de outubro de 2023, proporcionando total autonomia para os atletas, que poderão aprender em seu ritmo os conteúdos de francês básico e esportivo, usando o que há de mais atual e eficiente para o aprendizado de francês. Desta forma, os alunos terão flexibilidade para assistir às aulas e se conectar à plataforma de onde quiser e no aparelho mais confortável: computador, tablet ou smartphone.
Com isso, a Aliança Francesa se torna Parceira Oficial do Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro. Afinal, para ajudar a preparar os atletas olímpicos do Brasil para os Jogos em Paris, nada melhor do que aprender com o único curso de francês que é reconhecido pelo país sede dos jogos, mas que é brasileiro há mais de 135 anos.
A parceria fará com que, 100 anos após os últimos Jogos em Paris, a delegação brasileira retorne à França preparada para agradecer por suas conquistas no idioma dos moradores locais, demonstrando, mais uma vez, toda capacidade diplomática e simpatia que tanto representam o povo brasileiro.
Então, a partir de agora podemos afirmar: nous sommes la braise, nous sommes le Brésil.