5 Dicas para aprender francês de forma eficiente

17 de abril de 2019 às 18:31

Aprender francês, como qualquer outra nova língua, implica muito exercício mental para aprender as regras gramaticais e memorizar vocabulário.

Muitas vezes temos que combinar as aulas de francês com nossas rotinas que já são cheias de outras atividades. Por isso, essas cinco dicas vão ajudar você escolher estratégias para aprender francês de forma mais eficiente.

1. Defina seu próprio estilo de aprendizado

Qual é o seu ponto forte na hora de estudar? Essa é uma pergunta importante para definir sua estratégia de aprendizado. Você consegue compreender melhor os conceitos, ouvindo, escrevendo, lendo? Use isso a seu favor!

Claro que isso não significa que você deva descuidar das outras capacidades cognitivas, mas trabalhe seus pontos fortes para fortalecer os fracos. Por exemplo, se você guarda mais informações ouvindo, peça para o seu prof compartilhar áudios com explicações!

2. Use exemplos próximos do seu mundo

Digamos que sua professora lhe disse para escrever algumas frases para o dever de casa. Escolha expressões que te lembrem de aspectos da sua vida. Assim sempre que você tentar traduzir algo, vai lembrar-se da situação específica e seu cérebro fará um processo mais automático.

Também é válido buscar o máximo de exemplos possíveis para a tradução que você deseja fazer. Tente sempre ampliar o seu vocabulário explicando os conceitos de formas diferentes das habituais.

cta_meio

3. Cuidado com os falsos cognatos

O francês é repleto de pegadinhas para aqueles que estão aprendendo. Existem várias palavras e expressões que são enganadoras quando vamos traduzir. Elas são muito parecidas com as palavras em português e por isso acabam nos confundindo. Essas palavrinhas acabaram ganhando até um nome diferente em français: “Les faux amis”, ou seja, os amigos falsos.

4. Não tente aprender tudo de uma vez: priorize

Se a sua memória é ótima, vá em frente e memorize tudo que puder. Mas se não for o caso, nossa dica é priorizar. Quais os assuntos você precisa rever para a prova? Escolha os mais importantes e comece por eles. Qual o vocabulário mais indispensável para se comunicar em francês? Memorize-o antes, caso tenha uma viagem marcada. É tudo uma questão de organização dos seus estudos!

5. Estudar sozinho não é para todos

Quando se trata de aprender idiomas, nem todos são iguais. Algumas pessoas têm mais facilidade com idiomas do que outras. Por isso, não se deixe levar por algum amigo que diz ter aprendido francês por conta própria. Isso pode até ser verdade, mas não é uma regra aplicada para todos.

Para aqueles que querem aprender por conta própria, temos o Curso Online AFSP, método no qual você define o seu ritmo de estudos. Mas, alguns alunos precisam da experiência de um professor para orientá-los em seus estudos, motivá-los e encontrar formas criativas e dar todo o suporte no aprendizado. Para esses casos temos os Cursos Presenciais ao longo do ano, indo desde o super-intensivo até o regular.

cta_fim

 

LEIA MAIS: