Pular para o conteúdo

Atelier de escritura em francês: Comment je vis mon époque

23 de julho de 2020 às 17:00

Conheça o Livret desenvolvido pelos alunos e professor da AFSP

Quando o ano escolar começou aqui na Aliança Francesa de São Paulo, não imaginávamos uma mudança tão rápida na maneira de seguir com o ensino do FLE (francês língua estrangeira).

osvaldo_prof
O professor Osvaldo Saraiva Jr e seu gato Baccus em tempos de confinamento

Foi com o engajamento de nossos professores(as) e alunos(as) que os cursos continuaram ao vivo pela internet e com novas formas de interação. Inovar em um contexto de confinamento é um desafio que empresas de diversos segmentos tiveram que enfrentar. Em nossa instituição, novos projetos pedagógicos surgiram, e o resultado é enrichissant.

Um grupo de alunos do nível C2, inscritos no eixo Art, Culture et Civilisation, acaba de lançar um livret em francês, chamado Comment je vis mon époque. O atelier de escritura foi desenvolvido e acompanhado por nosso professor Osvaldo Saraiva Jr, da unidade Jardins-Trianon, com objetivos diversos.

Expressar os sentimentos de um tempo no qual a sociedade permanece em confinamento virou depoimento em francês, não apenas para praticar a escrita, mas também para encorajar um hábito essencial para imersão no idioma.

A ideia de propor um pequeno livro com essa temática em forma de depoimento surgiu após o trabalho com o livro ‘Les Années’, de Annie Ernaux, em meu curso de francês. A obra trata de fotos do passado, depondo fatos e sentimentos, os dois fios condutores que rivalizam na trajetória dos anos (do título)”, explica Osvaldo. A atividade previa um texto de até 300 palavras, porém, como delimitar a percepção sobre sua própria época?, reforça o professor.

O curso de francês Art, Culture et Civilisation tem justamente a proposta prazerosa da leitura e da reflexão sobre nossos tempos, praticando a língua francesa ao mesmo tempo.

Convidamos vocês a ler o resultado da atividade, que conta com 15 depoimentos em francês (o do Osvaldo, inclusive!) por meio da plataforma Book Creator.

Allez-y!

LEIA O LIVRET COMMENT JE VIS MON ÉPOQUE

 

LEIA MAIS: