Como se preparar para estudar na França

14 de setembro de 2018 às 16:01

O ensino superior francês é reconhecido no mundo todo como um dos melhores e mais acessíveis. Existem diversas universidades que oferecem cursos de alta qualidade com anuidades que estão entre as mais baixas da Europa. Veja essas dicas para já ir adiantando a sua candidatura:

Escolha o seu curso

O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre o curso que deseja fazer na França e em quais instituições. Para a maioria das candidaturas você se inscreve diretamente pelo Campus France, para outras é preciso fazer uma candidatura direta com a universidade. Neste catálogo você pode fazer uma busca direta e conhecer todas as opções no seu perfil

Separe a documentação

Para se candidatar você precisará apresentar uma série de documentos, como histórico escolar, passaporte, carta de motivação, etc. Além disso, também é preciso providenciar a tradução juramentada de alguns deles.  Você pode encontrar o contato de tradutores no site do Consulado da França.

Provas de proficiência

Entre as exigências para se candidatar a uma graduação ou mestrado na França, está a comprovação do seu domínio da língua. Cada universidade tem seu próprio processo seletivo, mas em geral o nível mínimo exigido é o B2, por meio dos exames Delf/Dalf, TCF ou TEF.

Em São Paulo, a Aliança Francesa é a única instituição reconhecida pelo Ministério da Educação Francês para a aplicação dos exames de proficiência.

Prepare o seu currículo

O currículo é outro documento que não precisa ter tradução juramentada. Você pode preparar uma versão do seu currículo no idioma de sua candidatura. Uma referência de modelo é o do Europass, mas você pode utilizar o modelo que achar mais conveniente.

Carta de motivação

Embora nem sempre sejam obrigatórias, as cartas de motivação podem fazer uma grande diferença no seu dossiê. Essas cartas devem dar referências da sua vida acadêmica e profissional. A coordenadora pedagógica da AFSP Kátia Sanson dá algumas dicas de como elaborar a sua Lettre de Motivation, dê só uma olhada:

As datas para as candidaturas 2019-2020 ainda não foram divulgadas. Acompanhe o site e redes sociais do Campus France Brasil para não perder os prazos!

LEIA MAIS: