Como usar a internet para melhorar o seu francês

17 de janeiro de 2019 às 17:28

A Internet tornou-se central em nossas vidas. Nós passamos boa parte do nosso dia conectados através do celular ou do computador. Como nós não estamos mais naquela época em que professores proibiam os alunos de usar a tecnologia para auxiliar o seu aprendizado. Neste artigo, nós damos algumas dicas para melhorar seu francês através da internet. Dá uma olhada:

celular

Desativar o corretor automático

Para progredir no francês, é importante refletir na hora de construir suas sentenças. Por isso, não é uma bom utilizar o corretor automático e os aplicativos de tradução. Quando você utiliza essas ferramentas, você deixa de se esforçar para aprender o funcionamento da língua. Além de cair em alguns erros que só a tradução atenta pode captar.

Utilizar suas redes sociais em francês

Outra forma de ganhar intimidade com o francês é tonar ele o idioma oficial do seu computador, celular e redes sociais. No começo pode parecer difícil se acostumar, mas dessa forma você vai se habituando a expressões comuns do mundo digital e vai se adaptando a ler o francês no dia-a-dia.

Usar sites para tirar dúvidas

Hoje em dia existem muitos sites que ajudam a resolver dúvidas cabeludas sobre a língua francesa. Alguns bons exemplos são o Reverso, criado para verificar a conjugação, Dictionnaire des synonymes, buscador de sinônimos criado pelo CNRS, e o Dictionnaire de l’Académie française, versão integral do dicionário da Académie Française.

TV5MONDE e MONAF

Além disso, os alunos da Aliança Francesa contam com dois importantes suportes online para impulsionar o seu aprendizado do francês. Com a plataforma TV5MONDE é possível assistir a conteúdos on demand e ao vivo do canal francófono TV5. Já o MONAF é um espaço para que os estudantes e seus professores possam se comunicar, mesmo fora da sala de aula, para tirar dúvidas e praticar exercícios.

LEIA MAIS: