Pular para o conteúdo

Confira a programação da AFSP na Festa da Francofonia 2020

12 de março de 2020 às 17:27

A Festa da Francofonia 2020 reúne uma extensa programação cultural, a AFSP não poderia deixar de participar!

Criado com a missão de promover a língua francesa, o dia 20 de março foi nomeado como Dia Internacional da Francofonia. Nessa data e durante todo o mês, a Festa da Francofonia celebra a democratização da língua e cultura francesas.

Atualmente mais de 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française, e 80 Estados, governos membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) se apoiam para uma relação de cooperação.

A programação da Festa da Francofonia acontece durante todo o mês de março, reunindo eventos nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, gastronomia e literatura. A Aliança Francesa é um dos centros participantes do evento. Da uma olhada em tudo o que vai rolar por aqui!

Cine-Conversa

O Teatro Aliança Francesa vai receber dois Cine-Conversa dentro da programação da Francofonia 2020. Durante o evento, exibimos um filme falado em francês, seguido de um debate sobre a obra. O primeiro encontro será no dia 19 de março, com o filme Filhas do Sol, que acompanha um batalhão composto apenas por mulheres curdas e sua atuação na guerra.

O filme completa a peça Fóssil, que entra em temporada no próprio Teatro Aliança Francesa a partir de 13 de março. Após a exibição do longa, haverá um debate com a atriz e idealizadora do projeto, Natália Gonsales, a dramaturga Marina Corazza, a diretora Sandra Corveloni, e o curdo residente em São Paulo, Bulend Karadag. Com o ingresso de “Filhas do Sol” você tem desconto ao espetáculo “Fóssil”.

Já no dia 29 de março, o filme exibido será Seu lixo, minha riqueza, feito no Québec e que discute o modelo da economia circular. O debate vai ser com Aline Cardoso, secretária de desenvolvimento econômico e trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo, Étienne Beauregard, conusltor de comércio internacional, e mediação: Amalia Safatle, jornalista.

Cinéclub AFSP

Em parceria com o Escritório do Québec em SP, o primeiro filme do Cinéclub AFSP será exibido no dia 29 de março, na Reserva Cultural. No filme A fazenda e seu estado, o diretor Marc Séguin retrata sua investigação sobre os prejuízos causados à produção de fazendas orgânicas em decorrência das leis defasadas do Ministério da Agricultura e dos interesses corporativos.

Permanência Marko93

O grafiteiro francês Marko93 começou sua carreira na década de 1980, influenciado pelo movimento Hip Hop. Nos anos 2000 ele iniciou um processo fotográfico para captação de luz, criando seus primeiros quadros feitos de gestos.

marko-recorte

Ele foi convidado para uma permanência na unidade centro da Aliança Francesa, entre os dias 17 e 19 de março, reinterpretando uma clássica foto com Jeanne Moreau e Miles Davis na parede do hall do prédio.

Escape Game

Você curte os escape games? Essa brincadeira está cada vez mais popular, nela os participantes ficam em uma sala fechada e são desafiados a encontrar a saída. A Aliança resolveu entrar no jogo, fazendo um Escape Game da Francofonia. Seu trabalho em equipe e seu conhecimento em francês será um « plus » para desvendar os códigos.

escape-game

botao_baixar_atestado