Pular para o conteúdo

Conheça o projeto Maison de Chanson para aprender francês

18 de julho de 2016 às 10:00

Aprender francês por meio da música deixa a experiência na aula mais divertida! O uso de canções ajuda a desenvolver a habilidade de ouvir, falar e escrever, além de melhorar o vocabulário e a leitura do aluno. Por isso, a professora Beatriz Meira, de nossa Unidade Faria Lima, desenvolveu o projeto blog Maison de Chanson para seus alunos do nível A2.3.

Entre as propostas de atividade complementar do método Alter Ego+2 está a modalidade “Contribuer à un média participatif”, e a professora Beatriz incentivou sua turma a criar um club de músicas francesas no qual os alunos escolhiam uma canção que gostassem, sem compromisso com vocabulário ou gramática. Após votarem na música da semana, os alunos se dedicavam a memorizar a letra para cantá-la na semana seguinte.

professora_beatriz_aspas_maison_chanson
Crédito: Rodrigo Rodrigues

“A ideia era ter contato com a língua de uma forma bem legal e divertida, mesmo para os que estavam sem tempo. O resultado foi surpreendente! Eles memorizavam pelo menos 80% das letras e se sentiam muito bem com isso”, conta a professora.

O projeto virou uma playlist no blog Maison de Chanson. “Fiz uma lista de cantores francófonos, e cada aluno escolheu um. Eles seguiram um modelo para fazer a pesquisa em francês, utilizando documentos autênticos, e padronizaram o conteúdo. Fizemos a descrição do blog juntos, e uma aluna criou o blog e nomeou os administradores. Fiquei muito orgulhosa deles!” Bravo, Bia! 🙂