Pular para o conteúdo

Curso semipresencial de francês: Como vai funcionar o retorno às unidades?

29 de julho de 2020 às 15:21

Com a reabertura gradual das unidades, a AFSP propõe um novo formato para o curso de francês

A Aliança Francesa de SP se prepara para oferecer a modalidade semipresencial do nosso curso de francêsneste segundo semestre. A nova proposta pedagógica foi formulada acompanhando as políticas públicas de retomada na cidade de São Paulo.

Para a volta das atividades presenciais será necessário limitar o número de pessoas em nossas unidades. A AFSP seguirá estritamente um protocolo de segurança sanitária (higiene, limpeza e distanciamento social) em sua reabertura.

Estar presente nas unidades é um desejo não só dos alunos, mas também de nossa equipe, e essa volta só poderá acontecer em segurança, n’est-ce pas? Conheça como vai funcionar o nosso formato de curso:

O que é o curso semipresencial?

O semipresencial é uma modalidade de ensino-aprendizado com uma parte das aulas on-line, e outra presencial. O número de horas, objetivos, conteúdos e princípios pedagógicos, continuam os mesmos.

Na Aliança Francesa de São Paulo, as aulas on-line acontecem com um professor, ao vivo, através da ferramenta de videoconferência ZOOM, e começarão em agosto. As aulas presenciais começarão no início de outubro*.

Assim que a data para os encontros for marcada, a turma é dividida em dois grupos para fazer alternadamente aulas presenciais e on-line e assim respeitar o distanciamento físico.

A sala de aula física recebe parte dos alunos enquanto a sala de aula virtual acolhe a outra parte que participa simultaneamente da mesma aula pela plataforma Zoom. Um calendário será definido pelo professor para que os dois grupos façam aulas presenciais em períodos alternados.

Exemplo: uma turma de 8 alunos que escolheu a modalidade semipresencial de 3ª e 5ª, das 14h às 16h. Os 8 alunos terão aulas on-line com um professor em agosto e setembro. A partir de outubro, haverá 2 sub-grupos de 4 alunos: A e B. O grupo A irá na unidade escolhida fisicamente na 3ª 6 de outubro enquanto o grupo B estará on-line no ZOOM, mas os 2 estarão na mesma aula das 14h às 16h. Na 5ª 8 de outubro, o grupo B estará presente fisicamente na unidade enquanto o grupo A estará on-line no ZOOM, na mesma aula das 14h às 16h.

Como será a aula no formato semipresencial?

O professor programa a aula no Zoom e envia o link de acesso. No dia e horário do curso, os alunos que estão à distância (na sala de aula on-line) se conectam à sessão. Em sala, o professor recebe os alunos que fazem a aula presencialmente (sala de aula física).

O ambiente on-line (alunos, sequência pedagógica e recursos visuais e sonoros) é projetado na lousa da sala de aula. O professor ministra a aula aos que estão on-line e aos que estão na sala. Sua imagem e voz são transmitidas por câmera e microfone adaptados. Ele divide sua atenção entre os dois grupos. A sequência em Power Point e todos os seus recursos são compartilhados para os dois grupos. Assim, todos recebem o mesmo conteúdo, a mesma pedagogia.

As regras da retomada:

ANTES DA AULA:

  • Os alunos que estarão on-line recebem o link Zoom de acesso e se conectam no dia e horário da aula.

DURANTE A AULA:

  • Os dois grupos:

– Realizam atividades com áudios e vídeos;

-Realizam atividades de expressão oral;

– Recebem do professor as instruções para a realização das atividades;

– Interagem com o professor para esclarecer dúvidas e responder as suas solicitações;

– Compartilham entre si discussões e resultados das atividades em subgrupos.

  • Os alunos de cada grupo são divididos em subgrupos para atividades de interação e prática do idioma.
  • Os alunos conectados à sessão Zoom podem fazer anotações diretamente no Power Point da sequência pedagógica quando solicitados pelo professor.
  • Os alunos presentes na sala de aula:

– Não podem interagir na lousa digital, diminuindo, assim, o risco de contaminação pelo contato com os objetos da sala, no caso a caneta interativa;

– Mantem a distância de segurança de 1m30 uns dos outros;

– Obedecem à regra do uso da máscara que também é utilizada pelo professor, com um escudo de proteção facial.

Obs.: é recomendada a aquisição de máscara transparente na região da boca pelos alunos que optarem pelo curso semipresencial.

APÓS A AULA:

  • Os dois grupos:

– Acessam pela plataforma MON AF (Moodle) o Power Point da sequência pedagógica trabalhada em aula;

– Realizam as atividades pedidas pelo professor, que serão corrigidas e comentadas na aula seguinte.

Na aula seguinte, os grupos poderão inverter as modalidades, se assim tiver sido definido. O grupo que participou do encontro presencial fica on-line e o que esteve à distância faz a aula presencial.

*A Aliança Francesa de SP se reserva o direito de não oferecer aulas presenciais caso não haja garantias do cumprimento dos protocolos sanitários e distanciamento social, avaliando dados de controle da pandemia no Estado de São Paulo.

Ficou com alguma dúvida? Converse com nossa equipe:

E-mail: falecom@aliancafrancesa.com.br
telefone: 11 3017.5699

 

LEIA MAIS: