Pular para o conteúdo

De gramática à gastronomia: cursos on-line para praticar francês

20 de março de 2020 às 13:29

Selecionamos cursos on-line para manter o contato com o francês chez vous

Nossa sociedade está passando por um período de adaptação e compreensão, e, em momentos como esse, organizar uma nova rotina fará toda a diferença para nossa produtividade e lazer. Por isso, nós da Aliança Francesa de São Paulo selecionamos cursos on-line e gratuitos para que nossos(as) alunos(as) mantenham contato com a língua francesa enquanto nossas aulas não recomeçam.

Para o aprendizado de línguas, a imersão é uma frente essencial, e nada mais prazeroso do que estar em contato com as áreas que apreciamos. Escolha o conteúdo que tem mais a ver com você. Os cursos estão divididos por nível e vão colaborar para o desenvolvimento de sua compreensão oral e escrita, d’accord?

On y va!

Língua

Grammaire élémentaire de la langue française | A1/A2

Esse MOOC é ideal para quem deseja melhorar a base da gramática do francês. Cada sequência de aprendizado tem até 2h de trabalho. O programa traz fichas sobre os substantivos, pronomes, verbos, estrutura de frase, entre outros.

Inscreva-se aqui

Phonétique | A1/A2

Além do alfabeto fonético em francês, o site traz jogos para treinar sons e ritmos do idioma. Para quem está começando, a recomendação é seguir a rubrica Alphabet. Em seguida, a estão disponíveis exercícios sobre as vogais, consoantes e semivogais na rubrica Phonèmes. Em Autres, é possível praticar a entonação e o fenômenos das liasons, estrutura particular da língua francesa. Por fim, em Virelangues estão os desafios de pronúncia. Nos exercícios com fonema, clique sobre os símbolos fonéticos para ouvir os modelos de som de referência. É preciso baixar o Adobe Flash Player para acessar o conteúdo.

Inscreva-se aqui

Exames

Préparer et Réussir le DELF B2 et le DALF C1 | B2/C1

As inscrições para os exames DELF e DALF sessão de junho estão abertas, e é possível treinar para as provas de nível B2 e C1 com o Mooc Préparer et Réussir le DELF B2 et le DALF C1. A duração do programa é de 7 semanas, e é possível treinar para as 4 competencias obrigatórias das provas: compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita. A recomendação é de 3h de trabalho por semana.

Inscreva-se aqui

Gastronomia

Les 101 techniques de base (en cuisine) | A2/B1

Técnicas de chefs estrelados, como picar legumes, bater o glacê e cortar carnes, estão dívidas em um programa de 5 semanas e ajudam a seguir uma receita profissional. O vocabulário da culinária será largamente utilizado durante o curso, que tem duração de 10h.

Inscreva-se aqui

Alimentation | A2

Uma lista de exercícios para praticar o vocabulário, a gramática e os verbos do universo culinário estão reunidos no site Français Facile. Você poderá treinar francês com uma receita de crepe e também conhecer o vocabulário para ir ao mercado. É só dar play nos podcasts.

Inscreva-se aqui

Arte

L’art moderne et contemporain en 4 temps | B1/B2

No curso A arte moderna e contemporânea em 4 tempos, a discussão gira em torno de uma temática universal: como artistas do século XX e XXI filmam e expõem o tempo? A discussão é uma proposta do Centre Pompidou, em Paris.

Inscreva-se aqui

L’impressionisme | B1/B2

O programa do curso sobre o movimento Impressionista traz marcos históricos, características, além de abordar o trabalho de artistas como Monet, Picasso, Renoir e Degas. São 8 sequencias, com 1h30 de duração cada.

Inscreva-se aqui

História

Louis XIV à Versailles ­| B1/B2

Conhecer a corte do Rei Sol (e em francês) é a proposta do curso proposto pelo Palácio de Versailles. Com 7 sequências de 1h30 de duração cada, o curso fala sobre a criação arquitetônica do palácio, da instalação da corte, hábitos do rei e governo.

Inscreva-se aqui

VEJA MAIS

+ PRONÚNCIA EM FRANCÊS: 5 DICAS PARA PRATICAR E MELHORAR
+TOP 3: PODCASTS PARA PRATICAR FRANCÊS
+ 5 FILMES FRANCESES NA NETFLIX