Documentários mais emprestados na Biblioteca Claudie Monteil

14 de setembro de 2018 às 16:06

Além de sua vasta coleção de literatura, a Biblioteca Claudie Monteil também conta com uma série de filmes em seu acervo. Além de ser uma ótima forma de praticar a escuta do francês, eles também ajudam a conhecer mais a cultura francófona. Veja abaixo uma lista com os documentários mais emprestados da biblioteca:

Ser e ter (Être et avoir)

Neste filme acompanhamos a vida de uma pequena escola durante o ano letivo. A turma de 12 crianças, com idades entre 4 e 10 anos, compartilha a sala e aprende as mais variadas matérias. A obra aborda a educação infantil no interior da França, mas dessa forma também acaba dando caldo para pensar o ensino no Brasil.

Direção: Nicolas Philibert
Ano de lançamento: 2003

L’avocat de la terreur

O polêmico advogado Jacques Vergès é o tema deste documentário. Ele se tornou famoso por defender nos tribunais figuras como o nazista Klaus Barbie (conhecido como “Açougueiro de Lyon”), o venezuelano Carlos “Chacal” e o ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic. As entrevistas elucidam mais da mentalidade dessa importante figura da justiça francesa.

Direção: Barbet Schroeder
Ano de lançamento: 2007

Ariane Mnouchkine : l’aventure du Théâtre du Soleil

Catherine Vilpoux conta nesse filme o percurso emblemático de Ariane Mnouchkine com o Théâtre du Soleil. As imagens de arquivo, algumas inéditas, reúnem apresentações, sessões de trabalho, viagens e entrevistas. O filme revela o processo criativo dessa companhia teatral que se tornou uma das maiores do mundo.

Direção: Catherine Vilpoux
Ano de lançamento: 2009

Mulheres do planeta (Femmes du monde)

Esse conjunto com 2 DVDs, traz os retratos de 50 mulheres que o artista Titouan Lamazou fez ao redor do mundo. Desde 2001, ele viaja pelo mundo, conhecendo mulheres de vidas incomuns e destinos notáveis. Cada depoimento se desenrola de uma maneira única. Nos extras ainda há um documentário de Claire Duguet sobre o artista.

Direção: Titouan Lamazou
Ano de lançamento: 2007

Jacques Lacan e a psicanalise

Jacques Lacan e a Psicanálise reúne três documentários inéditos com raras entrevistas com o célebre psicanalista francês, além de discussões sobre sua vida, sua obra e suas principais teorias.

Ano de lançamento: 1972

7º Lumière! A Aventura Começa (Lumière ! L’aventure commence)

Lançado no ano passado, esse filme é uma jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière. Imagens históricas e um olhar único da França e do mundo da Era Moderna através de 114 breves filmes dos irmãos franceses restaurados em 4K e montados para celebrar o legado da dupla.

Ano de lançamento: 2017

 

LEIA MAIS: