Empresas de Paris se unem para criar o distrito mais ecológico do mundo

19 de outubro de 2018 às 12:38

Nas duas margens do rio Sena, em Paris, entre o décimo segundo e o décimo terceiro arrondissement, um novo projeto está trabalhando para criar o distrito empresarial mais sustentável do mundo. Nomeado Les Deux Rives, ou seja, as duas margens, essa região promete revolucionar o espaço urbano da capital.

deux-rives

O projeto

Esse ambicioso projeto está sendo tocado por um coletivo de 50 empresas, que querem juntas criar um “distrito circular”. Ou seja, um território que produza bens e serviços de forma sustentável, limitando o uso de recursos e a produção de resíduos, o máximo possível.

A iniciativa está sendo encampada também pela prefeitura de Paris e pelo grupo RATP que cuida do metro da cidade. Entre as empresas participantes estão: a Natixis, a Universidade de Sorbonne, a Paris Habitat, muitos hotéis, o jornal Le Monde, entre outros.

Propostas inovadoras

Esse espaço em pela área metropolitana já é o quarto maior centro de negócios da Grande Paris e calcula-se que foram gerados em torno de 100.000 empregos. Um dos experimentos que está sendo testado é o Territoire zéro chômeur, visando eliminar o desemprego de longa-duração por meio de ações educativas e workshops.

O foco inicial planejado pelo coletivo de empresas é eliminar completamente a pegada ecológica na região. Para isso estão sendo implantadas hortas comunitárias, projetos de reciclagem e também programas de incentivo à carona entre os funcionários. Eles prometem também difundir o que der certo para outras áreas da capital.

 

Veja essa reportagem do Le Parisien sobre o tema.

 

LEIA MAIS: