Pular para o conteúdo

MIS recebe exposição de realidade aumentada em parceria com a Aliança Francesa

9 de outubro de 2019 às 11:48

A exposição France eMotion usa a tecnologia para levar o público a uma viagem, em realidade aumentada, pela França!

A França já possui uma vasta iconografia de suas paisagens e pontos culturais, que constrói o imaginário das pessoas em torno do país. O ponto de partida da exposição France eMotion é justamente mergulhar nessas imagens a partir da realidade aumentada, propondo uma experiência artística inédita no encontro entre fotografia e animação digital.

A Exposição

Essa mostra marca a parceria do Museu da Imagem e do Som (MIS) com a Aliança Francesa de São Paulo. Para a realização da exposição, quatro fotógrafos internacionais foram convocados, em colaboração com a curadora Muriel Enjalran: o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade.

Para dar vida às imagens capturadas, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotografias, graças a um aplicativo para celular de realidade aumentada, que é simples, gratuito e acessível a todos.

O espectador é convidado a passear pelos caminhos com fortificações e parques de castelos, a atravessar museus e locais contemporâneos de exposições e admirar a arquitetura das abadias e os arcos de pontes.

O projeto é idealizado pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, em colaboração com o Institut Français, e produção paulistana da Aliança Francesa. A mostra fica em cartaz de 13 de novembro a 1º de dezembro. O público pode fazer a visitação de terças a sábados, das 10h às 20h (com permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h (com permanência até 20h). A entrada é gratuita.

France eMotion
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
De 13 de novembro a 1 de dezembro
Terças a sábados, das 10h às 20h (com permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h (com permanência até 20h)
Gratuito | Classificação indicativa Livre

Atividades Paralelas

edu monteiro workshop france emotion

Workshop de fotografia com Edu Monteiro

O fotógrafo carioca Edu Monteiro, autor da obra Ucem, Marseille, dá um workshop dia 13 de novembro sobre o desenvolvimento de um olhar pessoal na fotografia com celulares. Inscrições e informações no site da Aliança Francesa. Durante o período da exposição, outras atividades paralelas serão propostas, como palestras sobre o turismo na França e filmes, sempre gratuitos. Além disso, haverá a exibição de ‘Visages, villages’, filmes da cineasta Agnès Varda, dia 27/11 às 19h, gratuito. Mais informações sobre as atividades paralelas no site da Aliança Francesa.

Dia 13 de novembro
Quarta-feira, das 14h30-16h30
No Museu da Imagem e do Som
Inscrições pelo formulário (30 vagas, por ordem de inscrição. Não é necessária experiência em fotografia)
Gratuito

 

visages-villages-documentario-exposicao-france-e-motion

Exibição do filme Visages, villages, de Agnès Varda

O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de dois talentos mundialmente reconhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por regiões da França bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.

França | 2018 | 94min | legendado em português | distribuição Fênix Filmes

Dia 27 de novembro
Quarta-feira, às 19h
Auditório MIS
Gratuito | Retirada 1h antes na recepção do MIS

 

Incentivo

Este projeto é possível graças a Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas
Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred
Parceria: Institut français, TV5 Monde, Air France
Realização: Atout France, Museu da Imagem e do Som, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.

 

LEIA MAIS