Pular para o conteúdo

Festa junina: nossa tradicional festança tem origem francesa!

22 de junho de 2020 às 15:00

A tradicional festa junina foi inspirada nos bailes franceses

Muita gente não sabe, mas a festa junina brasileira está bastante relacionada à influência francesa. A nossa quadrilha tem origem nos bailes franceses, no século XVIII, que por sua vez veio de uma dança inglesa. Essa tradição camponesa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Por aqui a festividade se espalhou bastante e hoje é comemorada em todos os estados, cada um à sua maneira!

A Quadrilha

A quadrilha que nós conhecemos surgiu nos salões aristocráticos da França, lá chamada de “quadrille”. Essa dança foi importada inicialmente da Inglaterra, onde é chamada de “campesine”. Na época da colonização do Brasil, foram trazidos para cá os vestidos cheios de adereços (sinal da opulência da nobreza), os nomes dos passos e a vinculação religiosa (ligada à colheita).

Adaptação brasileira

Por aqui, a tradição foi transformada, dando um toque bem brasileiro! Além da dança, foi incluída a encenação do casamento cômico, satirizando os casamentos forçados que eram muito comuns no passado. Além disso, houve um abrasileiramento das expressões francesas, facilitando seu uso.

A festividade é tradicional na região nordeste, mas também se espalhou para todo o Brasil, com diferentes influências regionais.

Veja as expressões de festa junina em francês:

festa junina - alavantú

En avant tous

Um dos primeiros comandos do mestre de cerimônia costuma ser esse. Após ouvir ele, os casais andam juntos para todos para frente.

 

 

festa-junina-1

En arrière

Em seguida todos caminham para trás, voltando de onde vieram.

 

 

 

 

festa junina - Changê

Changer/Changez

Neste momento divertido da dança, a ordem é bagunçar os casais formados e trocar todos os pares.

 

 

 

festa junina - vis-à-vis

Vis-à-vis

A hora do cumprimento é uma das mais importantes para a elegância da dança. O mestre de cerimônias pede que todos fiquem frente a frente para se cumprimentar.

 

 

 

festa junina - Otrefoá

Autre fois

Neste momento, a ordem é para repetir outra vez o passo anterior.

 

 

 

festa junina - balancê

Balancer

Ao receber esse comando, cada um deve balançar o corpo ao ritmo da música. Quase sempre esse movimento é repetido quando se termina um passo, para que todos os casais se alinhem.

 

 

 

festa junina - tur

Tour

Neste passo, que é um dos mais bonitos da dança, o casal dá um abraço e com as mãos no ombro e cintura, eles dão uma volta completa, girando para o lado.

 

 

 

 

cta_fim

LEIA MAIS: