Pular para o conteúdo

Gastronomia em francês: conheça essas 5 expressões e arrase na cozinha!

10 de junho de 2020 às 19:32

Com essas 5 expressões básicas da gastronomia em francês você já vai parecer um chef!

Neste mês, lançamos o Concurso #ChefChezMoi, iniciativa da Aliança Francesa de São Paulo, em Parceria com a escola de culinária Le Cordon Bleu SP. Para entrar no clima, preparamos uma lista de expressões da gastronomia em francês. Com essa lista de 5 expressões você já poderá mostrar para todos o seu conhecimento e impressionar na cozinha!

2

Mise en place

Talvez você já tenha ouvido essa expressão em algum programa de culinária. “Mise em Place” pode ser traduzido literalmente como “colocar no lugar”. A gastronomia popularizou o termo para descrever a organização do prato para servir a comida.

3

Confit

Não se confunda, confit não é confete! Essa é uma técnica francesa muito comum na alta gastronomia. O alimento é cozido em gordura, feita com temperaturas baixas. O alimento ficará coberto por gordura, azeite ou óleo até que o processo de confitar esteja completo.

4

Sauté

Aqui a técnica sauté ficou conhecida pela nossa batata sauté. Mas é possível usar essa forma com outros legumes. Sauté significa dourar o alimento em pouca gordura e em fogo alto.

5

Coq au Vin

Esse prato é très chic e um dos mais refinados da culinária francesa. Inspirado na receita portuguesa Galinha à Cabidela, o prato consiste em carne de galo cozida ao vinho tinto.

1

Crème Brûlée 

Sobremesa feita com creme de leite, açúcar e gema de ovo. A superfície leva uma camada de açúcar queimada (brûlée) com um maçarico para formar um caramelo crocante.

 

LEIA MAIS