Pular para o conteúdo

Jean Paul Gaultier: 5 looks icônicos do enfant terrible da moda francesa

24 de abril de 2020 às 16:23

Aposentado em 2020, o francês Jean Paul Gaultier deixou sua marca na história da moda 

Conhecido por renovar o universo da moda, Jean Paul Gaultier começou trabalhando no atelier de Pierre Cardin em 1970. Suas criações rapidamente ganharam o mundo e nos anos 1980 seu nome já estava estabelecido. Mesmo com a fama, Gaultier nunca deixou de lado a sua transgressão de padrões, sempre inovando em looks que fugissem do convencional.

Neste ano, ele se aposentou do controle criativo de sua marca, mas não sem antes fazer um desfile de despedida incroyable! Veja alguns dos seus looks mais icônicos:

Corset conique

madonna-corset-conique

Usado por Madonna na turnê internacional “Blond Ambition”, em 1990, esse look catapultou Gaultier ao estrelato. O espartilho, antes considerado um símbolo opressor, neste caso foi transformado em um signo do poder feminino. Em 2012 ele criou uma nova versão do soutien, para a turnê MDNA.

Jupe pour homme

jupe-pour-homme-gaultier

Inspirado pelo movimento punk dos anos 80, Gaultier também trouxe para as passarelas uma novidade transgressora, as saias masculinas. Hoje em dia elas não são consideradas tão exóticas no mundo da moda, mas o estilista francês foi pioneiro ao trazê-las para o universo da alta moda.

Bandage Futuriste

bandage-futurista-5-elemento

Sempre em contato com o mundo pop, Jean Paul Gaultier foi o responsável pelos figurinos do filme “O quinto elemento”. Dirigido pelo também francês Luc Besson, o filme se tornou um clássico da ficção científica. Para as criações, Gaultier buscou referências futuristas, mesclando cores chamativas e recortes inusitados.

Marinière

mariniere-gaultier

Uma das referências mais frequentes no repertório de Gaultier são as peças marinheiro. A camiseta com listras e o pequeno chapéu são adereços que remontam à infância do estilista. Os looks também tem como referência o filme alemão Querelle, de Rainer Werner Fassbinder.

Cabaret

folies-bergere-gaultier

Em 2018, ele foi homenageado com uma peça recontando sua história. A apresentação aconteceu na tradicional casa de shows Folies Bergère, famosa pelos espetáculos de cabaret do começo do século XX.

Veja o último desfile do estilista de Jean Paul Gaultier na íntegra:

LEIA MAIS: