Livros franceses ganhadores de prêmios internacionais chegam à Biblioteca!

13 de junho de 2019 às 11:19

A Biblioteca Claudie Monteil adquiriu novos livros franceses que ganharam os principais prêmios internacionais em 2018!

Se você gosta de literatura francesa, vale a pena ficar de olho nas listas com os melhores lançamentos no idioma. Sempre atenta às publicações francófonas mais relevantes, a equipe da Biblioteca Claudie Monteil fez uma seleção dos livros franceses recém-chegados no acervo, que venceram as principais premiações literárias francesas no ano passado.

 

idiotie

 

Idiotie

Esse livro autobiográfico de Pierre Guyotat, trata de sua entrada na idade adulta. Atualmente com 78 anos, o autor já foi premiado pelo conjunto de sua obra. Na obra, o jovem Guyotat, com apenas 18 anos, deixa Lyon rumo à cidade de Paris, convencido de que era na capital que poderia cumprir o seu destino poético. Lá ele foi perseguido por um detetive contratado por seu pai e é convocado a servir na Guerra da Argélia, que assombra os seus dias dali em diante.

Autor: Pierre Guyotat
Editora: Grasset
Ano de Publicação: 2018
Prêmio Literário: Prix Médicis | Prix de La Langue Française 2018 | Prix Spécial Fémina

 

 

leurs-enfants-apres-eux

Leurs enfants aprés eux

O romance Leurs Enfants Après Eux, é centrado nos sonhos de juventude de um grupo de adolescentes ao longo de quatro verões dos anos 1990. Este é o segundo livro do autor, que ainda é pouco conhecido do grande público. O livro foi escolhido pelo Prêmio Goncourt, considerada a maior premiação da literatura francesa.

Autor: Nicolas Mathieu
Editora: Actes Sud
Ano de Publicação: 2018
Prêmio Literário: Prix Goncourt 2018

 

 

 

 

le-sillon

Le sillon

O júri do Prêmio Renaudot escolheu como vencedora Valérie Manteau. Seu romance premiado, Le sillon, conta a história de uma mulher que viaja para Istambul para encontrar seu amante. No meio desse percurso ela se depara com uma cidade caótica, envolta nos conflitos entre oriente e ocidente.

Autor: Valérie Manteau
Editora: Le Tripode
Ano de Publicação: 2018
Prêmio Literário: Prix Renaudot 2018

 

 

 

 

concours-pour-le-paradis

Concours pour le Paradis

No cenário espetacular da Veneza renascentista, a imensa tela “O Paraíso” se torna uma figura viva, opondo a genialidade dos maiores mestres da cidade Tintoretto e Veronese. Entre as rivalidades artísticas, as traições familiares, a agitação política, Clélia Renucci revive em seu primeiro romance a criação da pintura, com suas vertigens e dramas.

Autor: Clélia Renucci
Editora: Albin Michel
Ano de Publicação: 2018
Prêmio Literário: Prix du Premier Roman 2018

 

 

 

 

l-ete-des-quatre-rois

L’été des quatre rois

O historiador francês Camille Pascal, antigo conselheiro de Nicolas Sarkozy e ex-secretário-geral da France Télévisions, venceu hoje o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, com o seu livro de estreia na ficção ‘L’Été des quatre rois’. A obra centra-se nos meses de julho a agosto de 1830, quando quatro monarcas ocuparam sucessivamente o trono francês: Carlos X, Louis XIX, Henrique V e Louis-Philippe.

Autor: Camille Pascal
Editora: Plon
Ano de Publicação: 2018
Prêmio Literário: Grad Prix du Roman de l’Académie Française 2018

 

 

 

 

LEIA MAIS: