Pular para o conteúdo

Conheça os Marchés de Noël: tradição de natal dos franceses

15 de dezembro de 2019 às 16:11

Os Marchés de Noël são uma tradição européia com muitas atividades e cenários très mignon.

Os Marchés de Noël são feiras ao ar livre, realizadas anualmente perto da data do Natal. Historiadores calculam que os primeiros marchés tenham começado a ser organizados ainda no século XIII, ou seja, é uma das mais antigas tradições europeias que ainda são realizadas. Os mercados de Natal fervilham em toda a Europa com suas tendas, repletas de iguarias regionais, artesanato e bons vinhos quentes para esquentar o clima frio que marca o fim do ano.

Na França, os Marchés de Noël são tradicionais e se espalham principalmente na região que vai da Alsácia até Paris. A gastronomia très spécial inclui a bûche de noël, bolo em formato de tronco de árvore recheado com creme de avelã, vin chaud (vinho quente), queijos diversos, marrons chaud (castanhas portuguesas) e outras comidinhas típicas de inverno. Dê uma olhada em alguns marchés de Noël que valem a visita:

Strasbourg

strasbourg-700x400

Tida como a capital do Natal, essa cidade très sympa faz divisa com a Alemanha e sua arquitetura traz influências francesas e alemãs.  Durante o marché, as casas em estilo enchaimell ficam iluminadas e as ruas cheias de tendas, oficialmente 300. A festividade vai até o fim de dezembro e são apresentados concertos e espetáculos de rua. As atrações acontecem tanto na praça da Cathédrale Notre Dame como na praça Broglie.

Paris

marche-la-defense

Há alguns anos, a Champs Élysées deixou de ser o espaço reservado para os marchés realizados em Paris. A decisão de realocar as barraquinhas, veio por uma questão de segurança. Mas a celebração natalina não acabou completamente, outros bairros ganharam destaque nos últimos anos. O principal é La Défense, bairro moderno e cheio de prédios comerciais. Com um espaço muito amplo, nos arredores do Arco de La Défense, você vai ter muitas barracas para conhecer e comprar seus souvenirs de Paris.

Annecy

le_marche_de_noel_annecy

Essa cidade très mignon, localizado ao pé dos alpes franceses recebe um habitual marché cercado por construções medievais, até o começo de janeiro. Por lá, a gastronomia típica da região montanhosa se mistura às influências da Alsácia, Suíça e Itália. A diversão fica por conta da pista de patinação de gelo com generosos 300 metros, e também com a beleza da projeção de luzes no Hôtel de Ville.

Lille

lille-1-750x410

Pertinho da fronteira com a Bélgica, Lille é uma das maiores cidades do norte da França. A festa natalina por lá, traz 83 chalés, divididos entre artesanatos vindos de países como Canadá, Alemanha e Polônia, além de roupas de frio e gastronomia, com queijo Savoy, foie gras e chocolate italiano. Vale experimentar as cervejas, herança belga importada pelos franceses.

 

LEIA MAIS: