Pular para o conteúdo

Top 5: museus inusitados em Paris

18 de maio de 2021 às 10:16

Graças à quantidade de museus na cidade, Paris é chamada por muitos de “ville-musée”. Com tantas opções para visitar e conhecer, alguns endereços inovam, fugindo do padrão com coleções curiosas e imprevisíveis!

Pensando nisso, preparamos uma lista com os museus mais inusitados da capital francesa, para você ficar ainda mais indeciso com o roteiro na próxima viagem! 

 

Musée de la Magie – Museu da Magia

Considerado um museu excepcional pelos melhores guias, o Musée de la Magie propõe ao público uma coleção única, apresentando aos curiosos o mundo dos ilusionistas, a partir do século XVIII até os dias atuais. A visita é guiada por um mágico e conta com algumas demonstrações no fim do percurso. É basicamente um tour-espetáculo que passa pelos segredos dos grandes números, às ilusões de ótica, cartazes, gravuras e objetos mágicos. Imperdível!
Endereço: 11 rue Saint-Paul, 75004

Mais informações aqui!

musee-de-la-magie


Musée du Vin – Museu do Vinho

Pertinho da Torre Eiffel, esse museu dedicado ao vinho fica localizado na Rue des Eaux (rua das águas, em tradução livre). Parece ironia, mas é a pura e fermentada realidade. Com sede em uma galeria subterrânea do século XIV, o museu abriga uma coleção permanente com mais de 2000 objetos e presta homenagem a todos que participaram da criação dos vinhos mais famosos do mundo. Na coleção, o caráter artesanal na produção e as tradições são muito evocados, ilustrando dessa forma os milhares de anos de experiência e savoir-faire. Para apreciar sem moderação.
Endereço: 5 Square Charles Dickens / Rue des Eaux, 75016 

Mais informações aqui!

museu_do_vinho_paris

 

Musée du Fumeur – Museu do Fumante

Este fascinante museu escondido no 11ème arrondissement de Paris presta homenagem à fumaça. Na verdade, menos dedicado ao fumante e mais aos ritos individuais e coletivos e às práticas ancestrais, o museu exibe uma coleção variada de itens, indo de objetos usados para tal fim segundo diferentes épocas e regiões, à variedade de plantas e obras de artes surpreendentes sobre o tema. Trata-se de um observatório dos comportamentos ligados à pratica do “fumar”, reconhecida em todos continentes do globo desde os tempos mais primórdios.
Endereço: 7 Rue Pache, 75011

Mais informações aqui!

Musee-du-Fumeur

 

Museu do Esgoto

Paris foi uma cidade pioneira no mundo ao construir um moderno sistema de coleta de esgoto subterrâneo. A partir de 1854, o engenheiro Eugène Belgrand ampliou e modernizou as galerias que abrigam os condutores de água e esgoto. Antes, o esgoto era jogado a céu aberto, pelas ruas e no Rio Sena. O Museu dos Esgotos conta toda essa história em detalhes, através de maquetes, fotos e mapas. O visitante desce uma escada de 42 degraus para chegar ao conjunto das galerias subterrâneas. O passeio é apenas uma amostra de uma rede de esgoto que tem no total 2500 km de canos.

Endereço: Pont de l’Alma, 7° distrito

Mais informações aqui!

museu_do_esgoto_paris

Conciergerie

A Conciergerie é um palácio que fica na Ilha de la Cité, no 1° distrito, bem próximo a Catedral de Notre-Dame. O edifício de arquitetura gótica foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIX. Este edifício ganha ares mais sombrios a partir da Idade Média, quando o Palácio se transforma em uma prisão. Durante a Revolução Francesa, a Conciergerie era conhecida como a “antessala da morte”, pois todos os prisioneiros detidos nas diferentes prisões de Paris eram reunidos ali para serem julgados pelo Tribunal Revolucionário. O museu recria este ambiente de terror ao mostrar as celas escuras e pequenas com bonecos representando os prisioneiros da época. O grande destaque é a cela onde a rainha Maria Antonieta passou seus últimos dias.

Endereço: 2, Boulevard du Palais, 1° distrito

Mais informações aqui!

Conciergerie- Paris