Pular para o conteúdo

Pronúncia em francês: 5 dicas para praticar e melhorar

5 de setembro de 2019 às 13:39

Treinar o sua pronúncia em francês tarefa essencial se você quer que os franceses o entendam quando for se comunicar!

Se você deseja melhorar o sua pronúncia em francês, deve sempre praticar com técnicas de áudio, pois o francês escrito e o francês falado são como dois idiomas diferentes. Sempre busque práticas adaptadas e conteúdo adaptados ao seu nível.

Além disso, vale lembrar que os sotaques variam de acordo com a origem regional e o contexto do falante. Então, por exemplo, se você quiser se comunicar com um canadense a melhor forma é treinar usando gravações de canadenses falando.

Então agora, veja as 5 etapas que preparamos para melhorar sua pronúncia em francês:

pronuncia

Selecione algumas sentenças

Para realmente trabalhar a pronúncia, uma forma eficiente de começar é selecionando algumas frases curtas que você possa repetir facilmente. Pode parecer chato de início, mas com o tempo você vai prestando atenção nos detalhes da sonoridade e fazendo correções.

Também vale a pena dividir frases longas em trechos separados e ir treinando a expressão em partes. Depois de repetir várias vezes, você pode juntar os trechos e verá que a sua fala vai fluir muito melhor!

Não leia a transcrição primeiro

Os exercícios de compreensão e de pronúncia são bem diferentes e não adianta tentar misturar as duas coisas. Quando for escutar um áudio em francês, não leia a transcrição antes, mesmo que você não consiga entender tudo o que é falado. Ao desafiar sua escuta você aprende muito mais sobre a sonoridade das palavras no idioma. Ler a transcrição te dá a falsa impressão de que você aprendeu, mas  as escrita é muito diferente da expressão oral.

Exagere no seu sotaque, mesmo que soe ridículo

No começo, forçar o seu sotaque é uma boa forma de se habituar à forma de falar francesa. As chances são de que isso pareça ridículo para o seu ouvido. Como se você estivesse zombando dos franceses, mas no final você vai entender bem melhor a fonética do idioma e sentirá menos vergonha quando for falar em público.

Use seu celular para praticar

Antigamente, os professores brigavam com os alunos que usavam o celular para estudar. Hoje em dia essa realidade está bem diferente e usar os recursos digitais para aprender é algo muito incentivado, inclusive, já falamos disso aqui!

Uma maneira de verificar sua pronúncia com suporte digital é usando o software de reconhecimento de voz do seu celular. Você pode mudar o idioma para o francês e gravar sua fala. O software não reconhecerá o que você está dizendo caso a pronúncia esteja incorreta, ou seja, é uma boa forma de se avaliar

Escute tudo o que puder em francês

Além de praticar falando, é interessante treinar seu ouvido para conhecer as diferentes formas de falar francês. Dessa forma você vai conhecendo os diferentes sotaques e pronúncias regionais. Uma boa dica é ouvir podcasts em francês, sobre assuntos que você goste, fizemos uma lista com algumas dicas neste post!

 

cta_fim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS

5 RAZÕES PARA TER UM CERTIFICADO DELF DALF DE FRANCÊS
TOP 3: BOAS TÉCNICAS PARA RETER VOCABULÁRIO EM FRANCÊS
5 EXPRESSÕES DIFERENTONAS EM FRANCÊS