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Níveis de francês: Conheça o Quadro Europeu Comum de Referência

14 de setembro de 2020 às 11:46

Com essa classificação você vai saber exatamente o seu nível de francês

Você já se perguntou como são medidos os conhecimentos de um idioma estrangeiro como o francês? Para isso foi criado o Quadro Europeu Comum De Referência (CECR), sistema estabelecido para avaliação de idiomas falados na Europa.

Esse sistema serve, entre outras coisas, para avaliar os testes de proficiência, como o Delf, Dalf e TCF. Abaixo nós contamos um pouco sobre a relevância do CECR e qual a divisão técnica para os níveis de francês.

O que é o CECR?

Publicado oficialmente em 2001, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é um padrão internacional criado com o objetivo de identificar as habilidades linguísticas de uma pessoa. Ele funciona como uma régua de apoio para professores e avaliadores.

O CECR estabelece capacidades esperadas de um falante de acordo com níveis de inglês preestabelecidos, que vão do A1 até o C2,

Qual a importância do CECR?

Foram necessários anos de discussão até estabelecer um sistema internacional que pudesse ser aplicado sobre o aprendizado de mais de uma língua. O Quadro Europeu busca dar clareza para os avaliadores de proficiência; apoiar na elaboração de materiais didáticos; ajudar os alunos a compreender seu próprio progresso no idioma; desenvolver de forma padronizada, treinamentos para os enseignants.

Esse padrão internacional também é relevante por ser usado em algumas das certificações de proficiência mais reconhecidas no mundo como o Diplôme d’Études en Langue Française (DELF), o Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF), o Test de connaissance du français (TCF) e o Test d’Évaluation de Français (TEF). Todas essas provas são aplicadas pela Aliança Francesa de São Paulo e você pode conhecer mais nessa página!

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Níveis do Quadro Europeu Comum De Referência

Agora que você já conhece o que é o CECR, veja quais são os níveis estabelecidas pelo sistema. A primeira divisão é em 3 grupos:

– Básico = A

– Independente = B

– Proficiente = C

Para facilitar o desenvolvimento dos estudantes de francês, cada um desses grupos conta com mais 2 subdivisões. Abaixo nós listamos quais são os níveis e o que é esperado dos alunos para avançar no aprendizado:

A1

Esse é o primeiro nível da escala. Nele serão apresentados os conceitos mais básicos do idioma e, ao final, é esperado que o apprenant saiba:

– Apresentar-se;

– Cumprimentar pessoas;

– Expressar um vocabulário elementar;

– Realizar processos básicos em viagens turísticas;

– Usar os vocativos corretos ao se comunicar;

– Compreender sentenças mais simples em uma conversa com um interlocutor que fale pausadamente.

A2

Na segunda etapa do nível básico espera-se a solidificação dos conhecimentos adquiridos:

– Compreender e formular frases sobre assuntos que você domina;

– Socializar de forma superficial com outros falantes do idioma;

– Solicitar ajuda médica e descrever eventuais problemas de saúde de baixa complexidade;

– Falar sobre hábitos e hobbys;

– Montar frases simples e utilizar os tempos verbais esperados;

B1

Este é o primeiro nível “independente”, ou seja, ele confere ao estudante alguma autonomia para se expressar no idioma francês. Sendo assim, ela consegue, entre outras coisas:

– Criar frases longas e de maior complexidade sobre temas familiares;

– Expressar ações e objetivos profissionais e pessoais;

– Lidar com mais desenvoltura em situações diversas ao visitar um país no qual o francês seja o idioma falado;

– Exprimir opiniões de forma breve.

B2

Além de ser o último nível da categoria independente, ao conquistar essa marca, o falante do francês é considerado apto para se candidatar para a maioria dos cursos universitários em países francófonos. Espera-se que o aluno saiba: 

– Interpretar textos complexos;

– Discutir assuntos técnicos e teóricos relacionados às suas áreas de interesse;

– Ler livros de dificuldade intermediária;

– Falar sobre aspectos da sua vida financeira;

– Comunicar-se de forma mais espontânea;

– Conversar com um falante do idioma, a respeito de assuntos variados.

C1

Essa é a primeira etapa do nível avance e com ela você pode:

– Compreender textos complexos em sua totalidade, interpretando figuras de linguagem;

– Estruturar bem as frases;

– Apresentar um discurso organizado, articulado e coeso;

– Se comunicar de forma fluida;

– Ter um vocabulário extenso;

– Falar sobre uma grande variedade de assuntos.

C2

Chegando aqui você pode se considerar fluente no idioma francês. Ao conquistar essa última etapa de aprendizado, vocêconsegue:

– Compreender praticamente tudo o que lê e ouve;

– Reconstruir e resumir argumentos e fatos;

– Comunicar-se de forma espontânea;

– Ser exata na entrega da informação;

– Distinguir variações sutis de significado em situações.

 

Agora que você conhece o sistema internacional de divisão por níveis, que tal fazer o Teste de Nível da Aliança Francesa de São Paulo e saber exatamente qual o seu conhecimento de francês?

 

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