Pular para o conteúdo

Top 3: Curiosidades insólitas de Napoleão

11 de agosto de 2017 às 16:24

Sabemos que a liderança de Napoleão Bonaparte e sua trajetória como militar e político durante a Revolução Francesa colocaram seu nome em um panteão. Ele se manteve firme e lutou com bravura junto ao seu cavalo branco, apesar de causar muitas mortes e violências em seus combates, que visavam a ampliação de territórios. O Imperador aniversaria no dia 15 de agosto, e para marcar a data, trazemos três curiosités muitíssimo insolites sobre a sua vida. Veja:

Mãozinha na barriga

napoleon-bonaparte

Retrato de Napoleão feito por Antoine Jean

Em grande parte dos retratos de Napoleão, o imperador aparece com as mãos sobre a barriga. O motivo? Ele sentia dores provocadas pelo câncer no estômago, que segundo alguns historiadores poderia ser, também, úlcera ou hérnia. Por mais dramática que fosse a situação, o estilo classicista valorizava a posição, que transmite imponência.

Um sumiço esquisito

museu-do-exercito-em-paris

O túmulo de Napoleão no Hôtel des Invalides 

Há uma certa história bem pitoresca sobre o Imperador, que diz respeito ao seu, digamos, companheiro lá embaixo. O médico que teria feito sua autópsia, Francesco Antommarchi, aproveitou a intimidade para amputar o órgão sexual de Napoleão. Mon Dieu! Os boatos sugerem que, em 1977, um urologista americano se empolgou com a notícia e arrecadou este pedaço simbólico em um leilão. Très, très bizarre!

Beethoven foi seu fã…

coroacao-napo

…Mas não durante todo o tempo! Enquanto ainda o admirava, compôs a sinfonia “Buonaparte” em sua homenagem. Tudo mudou depois que o Imperador tomou a coroa das mãos do Papa Pio VII para se autocoroar na cerimônia que aconteceu na Cathédrale Notre-Dame. O episódio, que ficou bem conhecido por mostrar o egocentrismo e tirania de Napoleão, fez com que Beethoven decidisse  renomear a sinfonia, que passou a se chamar “Eroica”.