Top 3: Curiosidades sobre Bizet

13 de agosto de 2018 às 11:45

Em cartaz no Teatro Bradesco, a Ópera Carmen é uma das estreias mais esperadas do mês de agosto e os alunos da Aliança Francesa de São Paulo tem um desconto especial para assistir o espetáculo. Esse clássico foi criado por Georges Bizet, que morreu 3 meses após a estreia e nunca pode ver a repercussão que seu trabalho conquistou. Reunimos 3 curiosidades para você ficar afiado na biografia do compositor:

Gênio precoce

Desde cedo Bizet mostrou grande aptidão musical, o que convenceu seus pais de que ele já poderia estudar no Conservatório de Paris, antes mesmo de completar 10 anos, idade mínima. Ele foi entrevistado e de fato conseguiu uma vaga para iniciar seus estudos em março de 1848.

georges_bizet

Estreia polêmica

cartaz_opera_carmen_bizet Carmen foi sua segunda ópera, após a morna Djamileh. A estreia foi um escândalo para o público parisiense que estava acostumado com tradicionais histórias edificantes e se deparou com a personagem principal, Carmen, sem nenhuma moral que eifeitiçava os homens e os levava à perdição. A plateia da Opera-Comique não aprovou também o final no qual ela é assassinada pelo seu amante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Repercussão posterior

Apesar do repúdio inicial, após a morte de Bizet, Carmen passou a ser cada vez mais reconhecida, aumentando consideravelmente o número de críticos que consideram o compositor um gênio incompreendido por seu tempo. Apresentada em diferentes versões, o formato lírico ficou famoso na voz da incrível Maria Callas. Além disso, a opera também foi adaptada para o cinema em versões dirigidas por Carlos Saura e Jean-Luc Godard.

LEIA MAIS: