Pular para o conteúdo

TOP 3: filmes sobre a icônica estilista Coco Chanel

17 de agosto de 2020 às 14:06

Conheça mais sobre a estilista Coco Chanel assistindo aos filmes sobre ela

Gabrielle Chanel nasceu no dia 19 de agosto de 1883 na cidade de Saumur, lado oeste da France. O famoso apelido, pelo qual é conhecida no mundo da moda, veio anos depois quando a estilista fez uma performance da canção Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro já no início do século XX, quando tinha 24 anos.

Estilo chocante

Ao prezar por sua liberdade, o que refletia em sua maneira de vestir, Coco Chanel se recusava a usar os vestidos volumosos e os chapéus de abas gigantes, tradicionalmente usados pelas mulheres da sociedade francesa da época. Nos eventos de jóquei, por exemplo, usava calça de montaria, gravata e chapéu de aba curta.

Uma de suas ambições era libertar o corpo das mulheres dos vestidos longos e corseletes que as privavam de seus movimentos. Sua história, com desafios emocionais (a estilista perdeu a mãe aos 12 anos) e financeiros, virou inspiração para longas e curtas metragens. Teve até filme produzido por seu sucessor, o estilista alemão Karl Lagerfeld.

Chanel não marcou apenas o mundo da moda, com criações atemporais, mas também virou personagem ilustre do cinema francês contemporâneo. Conheça Top 3 filmes sobre o ícone da moda Coco Chanel:

Coco Avant Chanel | Coco antes de Chanel

E não é que o filme mais famoso sobre a estilista foi protagonizado por outro ícone da cultura francesa? Audrey Tautou dá vida à Mademoiselle, mostrando as penúrias de sua infância até o momento em que suas criações ganham forma e também a atenção das mulheres à frente daquele tempo.

Coco Chanel e Igor Stravinsky

O filme ambientado nos anos 1920 já mostra uma Coco Chanel famosa e demandada em seu atelier da Rue Cambon, no 1er arrondissement de Paris (o endereço permanece até hoje!). O longa conta a história do romance entre a estilista e o músico russo Igor Stravinsky, refugiado após a Revolução Russa.

Once Upon a Time

O curta metragem realizado por Karl Lagerfeld mostra a abertura da boutique de Coco Chanel na cidade balneária de Deauville, um dos endereços que alavancaram seu nome no universo da moda. O filme é protagonizado pela atriz inglesa Keira Knightley, um dos rostos publicitários da maison.

VEJA MAIS:
+ TOP 5 FILMES FRANCESES COM TEMÁTICA LGBQT+
+ AGNÈS VARDA: CONHEÇA A CINEASTA QUE INSPIROU A NOUVELLE VAGUE
+ TOP 5 FILMES FRANCESES NA NETFLIX COM PARIS COMO CENÁRIO