Pular para o conteúdo

TOP 5: Filmes de Animação francófonos imperdíveis!

16 de setembro de 2020 às 19:37

O cinema de animação francófono tem obras para todos os gostos

O cinema francófono é premiado e reconhecido por seus “filmes cabeça”, mas também tem espaço para outros tipos de produção. Uma categoria que muitas vezes não recebe a devida atenção são os filmes de animação.

Delicadas, mas cheias de personalidade, muitas animações francófonas exploram questões complexas com uma linguagem acessível. Não são filmes apenas para crianças. Veja nossas 5 dicas para mergulhar nesse universo:

Le chat du Rabbin (O Gato do Rabino)

Nascido com história em quadrinhos, O Gato do Rabino foi transformado em filme pelo seu autor, o francês Joann Sfar. Ele contra a história de um gato argelino que engole um papagaio e, a partir desse momento, desenvolve a habilidade da fala. O filme usa a ironia e delicadeza, para fazer um conto sobre diversidade e tolerância.

La tortue rouge (A Tartaruga Vermelha)

A Tartaruga Vermelha é um filme de 2016 que participou da seleção do Oscar  em 2017. Dirigido por Michael Dudok de Wit,o filme se inspira nos ensinamentos dos diretores Vincent Maraval e Hayao Miyazaki. A história é sobre um homem que, perdido em uma ilha deserta, acaba ficando amigo de uma tartaruga vermelha. De forma tocante vamos acompanhando o desenvolvimento dessa relação.

Kirikou et la Sorcière (Kirikou e a Feiticeira)

Esse filme celebra a África. O centro da obra é luta entre uma criança poderosa e iluminada e uma bruxa má. O filme é inspirado em contos africanos e mostra as artes e tradições do continente. Kirikou nasceu em uma vila, onde a feiticeira lança seu feitiço: que a primavera secará e os homens começarão a desaparecer misteriosamente. A partir disso, o jovem precisa lutar contra esse destino terrível

Les triplettes de belleville (As bicicletas de Belleville)

Lançado no Brasil em 2004, é um filme franco-canadense dirigido por Sylvain Chomet. A história não poderia ser menos singular: uma avó atravessa o oceano junto de seu cachorro para resgatar o neto, que foi sequestrado por mafiosos enquanto participava do famoso Tour de France. O filme recebeu indicação para o Oscar de Melhor Animação e Melhor Canção Original.

Le Roi et l’oiseau (O rei e o pássaro)

Esta é uma versão longa e reformulada do livro The Shepherdess and the Chimney Sweep, lançado em 1953. A história acompanha uma pastora e uma varredora de chaminés, que estão tentando fugir de um reino cujo monarca é um ditador implacável.

 

LEIA MAIS: