Pular para o conteúdo

Curiosidades sobre Antoine de Saint-Exupéry autor de O Pequeno Príncipe

24 de junho de 2019 às 17:13

antoine de saint exupery

Antoine de Saint-Exupéry foi um dos escritores franceses mais importantes do século XX.

A fábula “O Pequeno Príncipe”, foi escrita por Antoine de Saint-Exupéry e publicada em 1943. Um dos mais conhecidos livros infanto-juvenis do mundo, a obra vendeu mais de 80 milhões de exemplares no mundo todo e foi traduzido para 180 línguas. Conheça algumas curiosidades da vida desse autor genial que inspirou gerações:

Antoine de Saint Exupéry

Nascido em Lyon, na França, em 1900, era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Foi incentivado pela mãe a escrever contos e prosas desde cedo. Com o início da Primeira Guerra Mundial ele precisou se mudar para a Suíça e passou a estudar lá.

Paixão pela aviação

De volta à França, se apaixonou por aviação ao fazer um passeio com um de seus amigos. Aos 21 anos, foi admitido no Segundo Regimento de Estrasburgo, onde conseguiu uma licença para se tornar piloto. Foi um dos responsáveis pela implantação de rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul.

A aviação sempre esteve presente em suas obras, como os livros O Aviador e Voo Noturno. Em O Pequeno Príncipe, também está bastante presente a referência à aviação, que conta a história de um piloto de avião que sofre um acidente e cai no deserto do Saara.

Morte misteriosa

Antoine de Saint-Exupéry desapareceu em um acidente de avião. Ele estava em uma missão secreta na África em julho de 1944 e a partir de então não foi mais visto. Os restos do avião foram achados somente em 2004, mas seu corpo nunca foi encontrado.

Adaptação para o cinema

A história do pequeno príncipe, eternamente responsável por aquilo que cativas, já foi transformada em filme. A primeira adaptação foi feita em 1974. Mais recentemente a obra foi novamente adaptada, em uma versão animada, dirigida pelo americano Mark Osborne. Dá uma olhada no trailer.

 

LEIA MAIS: