Quem foi a escritora francesa Gabrielle Colette?

23 de janeiro de 2019 às 19:06

A escritora francesa Gabrielle Colette faz aniversário no dia 28 de janeiro. Com uma trajetória vanguardista em meio à sociedade conservadora de Paris no século passado. Ela passou anos na sombra do marido, até o momento em que subverteu as regras do machismo da época e se tornou uma das principais figuras lutando pelo reconhecimento feminino.

Gabrielle colette -2

Primeiros Trabalhos

Colette chegou em Paris ao final do século XIX. Menor de idade, casou-se com o crítico e escritor Henry Gauthier-Villars. Durante o relacionamento dos dois, ele se apropriou da série de romances Claudine, um sucesso editorial que ela escreveu se baseando nas memórias de sua infância. Willy, como era chamado, escravizou sua esposa, chegando a trancá-la escrevendo por até 16 horas em um só dia. Em 1909 eles se divorciaram e a escritora empreendeu uma batalha legal para recuperar a autoria de seus textos.

Polêmica

Sua separação causou espanto na sociedade aristocrática francesa. Com isso ela se reinventou como dançarina e artista nos principais teatros da cidade. Ela foi amante da marquesa Mathilde de Morny, se casou mais duas vezes e teve dezenas de casos, inclusive com seu enteado de 16 anos.

Mundo da moda

A escritora foi muito importante no mundo da moda feminina. Além de trabalhar como colunista de moda em um jornal, o grande sucesso dos seus quatro romances Claudine teve uma grande influência na indústria. O nome da protagonista foi associado a vários acessórios como chapéus, colares e perfumes. Colette também foi uma das primeiras mulheres que se atreveu a usar calças em público, mantendo uma estreita amizade com a estilista Coco Chanel.

Biografia no cinema

Recentemente foi lançada uma cinebiografia a respeito da vida da escritora francesa. Estrelado por Keira Knightley, o filme foi muito bem avaliado pela crítica e traz um retrato bastante fiel da luta de Colette pelo reconhecimento de seus trabalhos como escritora. Dá uma olhada no trailer: