Pular para o conteúdo

Top 3: Curiosidades sobre o cineasta francês Jean Renoir

11 de setembro de 2019 às 12:22

Jean Renoir é considerado um dos mais importantes diretores do cinema!

Nascido em Paris em 15 de setembro de 1894, Jean Renoir ficou conhecido por seus filmes mudos que uniam humor e crítica social. Sempre sensível aos problemas de seu tempo, ele se tornou referência obrigatória para os cinéfilos de todo o mundo. Conheça algumas curiosidades sobre ele:

Filho do pintor Pierre-Auguste Renoir

Ele foi o segundo filho do pintor Pierre-Auguste Renoir, um dos fundadores do impressionismo, e de Aline Charigot. A relação entre pai e filho foi tema da biografia Pierre-Auguste Renoir, meu pai, escrita pelo próprio Jean.

Além disso, Os dois também são foco do filme Renoir, lançado em 2013. Andrée surge na vida de Pierre-Auguste enquanto Jean luta na Primeira Guerra Mundial. A beleza radiante da jovem inspira o pintor, que faz dela sua musa. Quando Jean retorna à casa do pai, ele acaba se envolvendo com Andrée e a torna também sua musa, mas não na pintura e sim no cinema.

Melhor filme do século XX

A carreira de Jean Renoir no cinema teve um rápido crescimento no período do cinema mudo. Foi às vésperas da segunda guerra mundial que ele lançou seu filme mais respeitado, A Regra do Jogo. Até hoje, ele disputa a primeira posição nas listas de melhores filmes do século XX, ao lado de Cidadão Kane, obra de Orson Welles. Inclusive, no ano passado, ele entrou na lista de melhores filmes da BBC, falamos disso aqui!

O filme acompanha um grupo de burgueses que resolve se isolar em uma casa. Eles fazem um baile de máscaras que gera várias ligações românticas e casos extraconjugais. A trama leva a um trágico final para que essa ordem social corrupta se mantenha intacta.

regle-du-jeu

Homenagem tardia

oscar

Durante boa parte da vida de Jean Renoir sua obra foi deixada de lado em festivais de cinema não recebeu o devido reconhecimento dos críticos. Um bom exemplo da reação à sua obra é o fato de que seu maior filme, A Regra do Jogo, foi um fracasso de público e precisou ser relançado posteriormente.

A valorização tardia de sua obra se deu em grande parte devido ao trabalho do crítico e cineasta François Truffaut, que defendia os filmes do mestre e dizia que ele foi fundamental para o surgimento da Nouvelle Vague, movimento do cinema francês. Em 1975 Jean Renoir também ganhou um Oscar honorário em homenagem à sua carreira, quem recebeu o prêmio em seu lugar foi a atriz Ingrid Bergman.

 

LEIA MAIS: